(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISAS

XP desiste de divulgar pesquisas semanais após ataques de bolsonaristas

A pesquisa que seria divulgada nesta sexta-feira (10/6) foi retirada do site do Tribunal Superior Eleitoral


08/06/2022 22:12 - atualizado 08/06/2022 22:12

Lula e Bolsonaro
Instituto Ipespe vai passar a divulgar pesquisas mensais (foto: Reprodução)
Após ser atacada nas redes sociais por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), a XP Investimentos resolveu cancelar as pesquisas eleitorais semanais e passar a publicar dados mensais.

 

O último estudo, divulgado na sexta-feira (3/6) apontou que o ex-presidente Lula (PT) contava com 45% das intenções de voto frente a 34% de Bolsonaro, na estimulada. Na espontânea, quando nenhum nome é falado para a pessoa, o petista está com 39% e Bolsonaro com 29%.

 

A pesquisa, que seria divulgada nesta sexta-feira (10/6), foi retirada do site do Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta-feira (8/6).

O Instituto Ipespe, responsável pela realização das sondagens, havia divulgado que, em um total de mil eleitores das cinco regiões do Brasil, 35% avaliavam o ex-presidente Lula como honesto, 30% julgavam Bolsonaro da mesma forma.

 

Entretanto, os entrevistados foram inqueridos sobre qual candidato ao Palácio do Planalto aparentavam ter determinadas características, como competência, equilíbrio, experiência e inteligência.


Entre os bolsonaristas insatisfeitos com os dados apresentados, estão o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que publicou nas suas redes sociais que o instituto também mostra "Lula com 45% e Bolsonaro com 34%".

 

O deputado Marco Feliciano (PL-SP) chamou o estudo de "obra de ficção surrealista", e o ex-secretario de Cultura, Mário Frias, que apontou que "Antonio Lavareda é o presidente do conselho do Ipespe, que faz pesquisas para a XP. Ele foi sócio de Duda Mendonça numa agência que teve contratos ganhos nos governos PT".

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.

Confira os vídeos já publicados:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)