(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEABÁ DA POLÍTICA

Veja o passo a passo de como tirar o primeiro título de eleitor

Vídeo explica como fazer para poder votar pela primeira vez nas próximas eleições. Confira guia completo com links e imagens para ter o 1º título


28/04/2022 14:40 - atualizado 10/08/2022 14:36


A partir dos 16 anos, brasileiros podem tirar título de eleitor de forma simples e on-line. O primeiro vídeo da série especial "Beabá de Política", do Estado de Minas, explica como fazer para ter o documento emitido que permite votar nesta e nas próximas eleições. E fique atento: quem quiser tirar o título tem até o dia 4 de maio para seguir este passo a passo. 

Durante a pandemia de COVID-19, tirar o título ficou ainda mais fácil, pois o processo de solicitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser feito pelo computador da sua casa. O processo é o mesmo para quem precisa mudar a residência que consta no título. São necessários alguns passos:

1° PASSO

Digitalize os seguintes documentos: 
  • Documento oficial de identidade com foto frente e verso.
  • Comprovante recente de residência.
  • Para homens, o comprovante de quitação do serviço militar. O documento é exigido a partir dos 18 anos até 31 de dezembro do ano em que o solicitante completar 45 anos.

As imagens digitalizadas precisam estar nítidas e a pessoa não pode aparecer nelas usando adereços ou acessórios. Também é necessário uma selfie segurando o documento oficial de identidade, mostrando a frente que tem a foto.

2° PASSO

Acesse a página Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
print da página do Título Net, do TSE
2º passo para tirar o título de eleitor no site do Título Net, do TSE (foto: Reprodução/TSE)

3° PASSO

Na página Título Net, no campo "Título de Eleitor" clique em "Não tenho"
print da página do Título Net, do TSE, para tirar o primeiro título de eleitor
3º passo para tirar o título de eleitor no site do Título Net, do TSE (foto: Reprodução/TSE)


4° PASSO

Preencha todos os dados, como o nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

5° PASSO

print da página sobre título de eleitor no site do TSE
5º passo para tirar o título de eleitor no site do Título Net, do TSE (foto: Reprodução/TSE)
Após o envio de todos os dados e das imagens, o requerimento será analisado pela Justiça Eleitoral e a situação do pedido pode ser acompanhada pelo próprio site. 

6° PASSO

Com a confirmação do requerimento, você pode baixar o aplicativo e-título no celular e apresentá-lo na data e horário da votação.

É importante ressaltar que, por enquanto, o sistema de cadastro das digitais, o chamado registro biométrico, está suspenso pelo TSE. Outra explicação importante é que o e-título só pode ser usado como documento de identificação no dia de votação se você já tiver feito cadastrado sua digital. Isso porque só assim constará no aplicativo sua foto. Se você tem o e-título, mas não fez registro biométrico, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto na seção eleitoral quando for votar.

arte da capa do Beabá da Política, série de vídeos do Estado de Minas e Portal Uai
Beabá da Política ensina como tirar o primeiro título de eleitor (foto: Arte EM)

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)