(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BEABÁ DA POLÍTICA

Vídeo: qual o papel de um vice-presidente da República?

Escolhido para ser a segunda maior autoridade do país, o vice-presidente tem papel importante no dia a dia da política. Entenda quais são as atribuições dele


23/09/2022 16:14 - atualizado 23/09/2022 16:33

A escolha dos candidatos a vice-presidente, em geral, é marcada por articulações políticas que envolvem concessões de partidos e promessas de apoio no Congresso Nacional. E, apesar de a escolha para o cargo ser feita à reboque da votação pelo presidente da República, o papel desempenhado pelos vices é considerado de extrema importância.

Este 19º vídeo da série especial "Beabá da Política", do Estado de Minas, explica que umas das funções do vice-presidente é auxiliar o governante a elaborar ações públicas, tomar decisões e garantir a estabilidade de sua gestão. 

Outra das atribuições diretas e mais conhecidas do vice é substituir o presidente da República em ausências, como viagens internacionais. Quando isso ocorre, o vice se torna o presidente em exercício e, mesmo que momentaneamente, tem poderes plenos sobre a nação.
A residência oficial do vice-presidente é o Palácio do Jaburu, na Vila Presidencial, entre o Palácio do Planalto - residência oficial do Presidente da República - e o Palácio da Alvorada, em Brasília.

Para tentar a candidatura a vice, é necessário ser brasileiro nato, ter ao menos 35 anos, ser filiado a um partido político e possuir o pleno exercício de seus direitos políticos.
arte de fundo rocho com o título em amarelo: o papel do vice-presidente
O 'Beabá da Política' explica conceitos da eleição e políticos de forma simples e direta (foto: Arte EM)

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)