(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Beabá da Política

Vídeo explica como são escolhidos os mesários

Existe a chance de conseguir não trabalhar no dia, caso seja convocado, mas os critérios da Justiça Eleitoral passam por idade, curso superior, entre outros


27/09/2022 15:00 - atualizado 27/09/2022 19:55

Você tem receio de ser escolhido como mesário de uma seção eleitoral? Calma que este 20º vídeo do especial "Beabá da Política", do Estado de Minas, vai explicar como a Justiça faz a seleção dos mesários e se existem chances de você ser convocado para trabalhar em uma eleição.

Os mesários são escolhidos entre os eleitores da própria seção. O mesário que está trabalhando na sua sala na eleição também vota regularmente ali. Eles são uns dos responsáveis por preparar a urna para o início da votação e encerrá-la ao fim do período determinado pela Justiça Eleitoral.

Na hora de escolher os mesários, a Justiça Eleitoral tem preferência por quem tem curso superior, professores e servidores da Justiça. Algumas pessoas não podem atuar como mesários, como candidatos ou parentes de candidatos a algum cargo, integrantes de partidos políticos, autoridades, agentes policiais e menores de 18 anos. Pessoas que têm algum grau de parentesco entre si não podem trabalhar na mesma seção. O mesmo vale para servidores de uma mesma repartição pública ou trabalhadores da mesma empresa privada.

Leia mais: Vídeo mostra como funciona a votação em urnas eletrônicas

Convocação dos mesários

A convocação é pessoal e intransferível e os mesários não são remunerados. Eles recebem vale-alimentação e dois dias de folga no emprego, sem prejuízo de salário.

Leia mais: Qual o papel de cada um dos poderes?

Se você for convocado pela Justiça Eleitoral, receberá uma carta de convocação e tem até cinco dias para alegar por quais razões não poderá trabalhar, se esse for o caso. O pedido será avaliado pelo juiz da sua Zona Eleitoral, que poderá aceitar ou não a justificativa.

Leia mais: Entenda as controvérsias do fundo eleitoral

As pessoas que trabalham na seção eleitoral são encarregadas de recolher o registro de votos da máquina, chamado também de boletim de urna. Ele é um documento que compõe os votos registrados durante todo o dia da votação, incluindo também os votos brancos e nulos. Vale lembrar que o boletim é somente um relatório em papel emitido pela urna eletrônica ao fim da votação.
arte com fundo roxo com o título em amarelo escrito Como são escolhidos os mesários
O 'Beabá da Política' explica conceitos da eleição e políticos de forma simples e direta (foto: Arte EM)

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)