(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Beabá da Política

De onde surgiram os termos direita e esquerda na política?

Conceitos que marcam a polarização dos debates políticos dentro e fora das redes sociais têm origem na Revolução Francesa. Vídeo explica os motivos


09/06/2022 16:00 - atualizado 10/08/2022 14:43

Dia e noite, doce e salgado, frio e calor. Todos são exemplos de antagonismos de fácil entendimento. Porém, há um exemplo que causa muita dúvida nas pessoas quando o assunto é política: direita e esquerda. Neste sétimo vídeo da série especial “Beabá da Política”, do jornal Estado de Minas, explicamos de onde surgiram esses termos. 

Existem muitas teorias sobre as origens dessa divisão, mas a versão mais aceita atualmente é a de que ela surgiu em 1789. Durante a Assembleia Constituinte da França, simpatizantes ao rei Luís 16 e revolucionários contrários à Corte ocuparam lugares diferentes dentro do salão do Palácio de Versalhes onde ocorria sessão para definir quanto poder deveria ter o monarca. 

Os integrantes da ala mais conservadora ficaram sentados à direita do presidente da assembleia. Eles eram a favor da instalação de uma monarquia constitucional, semelhante ao que existe na Inglaterra, na qual há um rei com um Parlamento que depende de sua figura. Além disso, eles queriam conter a revolução e manter o poder de Luís 16, com direito a veto absoluto a todas as leis.

Nas cadeiras à esquerda, se sentaram pessoas que tinham uma visão política oposta. Mais progressistas, defendiam uma mudança mais racial. Queriam que o rei tivesse um voto suspensivo: caso ele não concordasse com um projeto de lei, ele poderia suspender o processo por um determinado tempo, mas não poderia interrompê-lo ou cancelá-lo definitivamente. 
 
Segundo os registros do Senado da França, a votação foi vencida pelos integrantes da esquerda, com 673 votos, enquanto a direita teve 325 votos. Muitas coisas mudaram a partir daquele dia, inclusive onde os membros da assembleia se sentavam e a denominação das correntes antagônicas na política. 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.

Fundo roxo com texto em caixa alta 'Esquerda versus direita' em amarelo
Existem muitas teorias sobre as origens a divisão entre esquerda e direita, mas a versão mais aceita atualmente é a de que ela surgiu em 1789. (foto: Arte EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)