(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Guerra política? MDB de Uberaba elabora documento técnico da COVID-19

Comunicado com decisão veio um dia após a atual gestão iniciar mutirão de rastreamento, organização e digitação dos dados de notificação de pacientes da doença


03/05/2021 19:37 - atualizado 03/05/2021 20:55

MDB Uberaba realizou reunião de emergência na manhã de sábado (1º/5)(foto: MDB Uberaba/Divulgação)
MDB Uberaba realizou reunião de emergência na manhã de sábado (1º/5) (foto: MDB Uberaba/Divulgação)
A pandemia da COVID-19 vem movimentando a política uberabense. O MDB Uberaba, partido do ex-prefeito da cidade, Paulo Piau, declarou que vai avaliar todas as ações que estão sendo tomadas pela atual prefeitura no combate à COVID-19 com o intuito de elaborar documento técnico sobre o tema e, talvez, tomar providências junto a órgão de Justiça.
Comunicado do partido foi divulgado neste sábado (1º/5), um dia após a administração da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), iniciar mutirão de rastreamento, organização e digitação dos dados de notificação de pacientes com a COVID-19. O mutirão aconteceu durante todo o fim de semana.
Segundo nota do MDB Uberaba, o partido realizou reunião de emergência na manhã do último sábado, com pauta exclusiva sobre a situação da cidade diante da pandemia. Além da executiva do partido e da bancada de vereadores, outros membros foram convidados, entre eles o ex-prefeito Paulo Piau.

LEIA TAMBÉM: Minas recebe vacinas da AstraZeneca e Pfizer nesta segunda-feira (3/5)
 
“Considerando a escalada da COVID-19 em Uberaba, com o aumento exponencial do número de infectados, falta de leitos e perda de vidas humanas, e considerando a responsabilidade dos poderes instituídos e sociedade, o MDB de Uberaba resolve: no sentido de colaborar com a população, o partido vai avaliar todas as ações que estão sendo tomadas, com o intuito de elaborar documento técnico sobre o tema e, se for o caso, tomar providências junto aos órgãos competentes. Tal avaliação e elaboração do documento será feita em caráter de urgência, dado a gravidade que a situação em nossa cidade exige. O MDB é o maior partido de Uberaba e não vai se furtar a colaborar. Em abril, temos no município uma das maiores taxas de letalidade do planeta, o que é inadmissível e inaceitável”, diz a nota do partido.
 

Mutirão de rastreamento, organização e digitação de dados em Uberaba

Durante todo último fim de semana, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com grupo de acadêmicos da UFTM, realizou mutirão de rastreamento, organização e digitação dos dados de notificação de pacientes com COVID-19, neste fim de semana.
 
De acordo com nota da prefeitura, o objetivo do trabalho foi agilizar a consolidação de informações para o monitoramento dos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.
 
“Estão sendo digitadas e preparadas, para lançamento posterior no sistema E-SUS, as fichas de síndrome gripal, além de fichas dos pacientes que testaram positivo para a doença”, diz a nota.
 
O secretário de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo, disse que o mutirão foi uma ótima iniciativa, pois a coleta desses dados no Setor de Vigilância Epidemiológica não é informatizada. “A equipe da secretaria precisa lançar manualmente no sistema cada caso diagnosticado na cidade. Com o aumento no número de casos, ocorreu acúmulo na quantidade de dados a serem lançados”, explicou.
 
No mutirão, a médica Jussara Lima e a enfermeira Sybelle de Souza Castro, integrantes do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Uberaba, contaram com o apoio de cerca de 30 alunos da UFTM, que atuaram voluntariamente e em troca receberam certificado de participação. Além disso, o mutirão contou com a participação de servidores do Departamento de Vigilância Epidemiológica, chefiado pela enfermeira Larissa Bandeira de Mello Barbosa.
 

Abril foi o mês que mais teve mais mortes e novos casos da doença  

Do dia 1º de abril até nessa sexta-feira-feira (30/4), foram 4.847 casos positivos e 237 mortes, sendo que desde o início da pandemia na cidade já foram contabilizados 24.531 casos positivos, com 794 mortes.
 
Conformes os dados do Observatório COVID Uberaba, desde janeiro deste ano, o número de novos casos vem crescendo repetidamente na cidade. Em janeiro, foram 2.511 novos casos confirmados, subindo para 2.918 no mês de fevereiro e disparando em 3.861 novos casos em março. Desta forma, de janeiro até o momento, mais de 14 mil moradores de Uberaba foram infectados pelo novo coronavírus,
 
Também preocupante é o número de mortes da doença em Uberaba nos primeiros quatro meses de 2021. Já são 527 óbitos causados pela COVID-19 neste curto período. Em janeiro, foram 36 óbitos; 78 em fevereiro; 176 em março; e 237 em abril.
 

UTI/COVID perto do limite

Assim como em abril, março e fevereiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19, tanto em hospitais públicos como em privados, continua ou no limite ou perto disto.
 
Segundo último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Uberaba no início da noite desta segunda-feira (3/5), dos 103 leitos de UTI para pacientes infectados pelo coronavírus disponíveis na cidade, 87 estão ocupados. Dos 60 existentes na rede pública, 50 estão com pacientes. Dos 43 da rede privada, há 37 pessoas em estado grave.
 
Já em relação às ocupações de leitos de enfermaria para pacientes com COVID-19, de 205 disponíveis, 154 estão ocupados – de 142 da rede pública, há 118 pacientes; e de 63 da rede privada, 36 estão ocupados.
 

Maio pode ter cerca de 6 mil novos casos da doença e até 280 mortes

Segundo a doutora em matemática Michelli Maldonado, coordenadora do Observatório COVID Uberaba, em sessão da Câmara Municipal de quinta-feira (29/4), maio pode registrar cerca de 6 mil novos casos e até 280 mortes, conforme as projeções apresentadas aos vereadores.
 
 “Se continuarmos com o mesmo comportamento, mesmo jeito, fazendo as mesmas coisas, e se a taxa de letalidade deste mês se mantiver, o cenário será ainda pior em maio”, afirmou, com preocupação.
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)