(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA D

Dia D da vacinação ocorrerá neste sábado (30), em Minas Gerais

Unidades de saúde do estado estarão aplicando imunizantes contra a gripe, o sarampo e a COVID-19; secretário chama atenção para a proximidade do inverno


29/04/2022 13:17 - atualizado 29/04/2022 15:03

Criança sendo vacinada
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou a importância do Dia D da vacinação nesta sexta (29) (foto: Norberto Duarte/ AFP)
secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou a importância do Dia D da vacinação, que ocorrerá neste sábado (30), em Minas Gerais, durante uma coletiva na manhã desta sexta-feira (29). Além da vacina contra a gripe, o imunizante contra o sarampo e a COVID-19 serão oferecidos.

A vacinação contra o vírus influenza, durante o Dia D, será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado, das 8h às 17h, e destinada aos idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e crianças — de 6 meses a menores de 5 anos.  Estes dois últimos casos também devem receber a aplicação da tríplice viral, responsável por combater
sarampo, caxumba e rubéola. 

Ao ser questionado sobre como a vacinação da COVID-19 interfere no esquecimento de outras campanhas, Fábio reforçou a necessidade da divulgação do Dia D, principalmente com a chegada do inverno. 

“Hoje, se você estiver ao lado de alguém gripado, a chance de ser COVID é menor que qualquer outro vírus. Existe o aumento de doenças respiratórias em crianças. Estamos vendo os hospitais enchendo mais por conta dessas doenças, isso vai acontecer ainda com o início da frente fria ”, afirmou o secretário.
 

Em relação à vacina contra o sarampo, Fábio explica que é fundamental que os país levem seus filhos aos postos de saúde. 

“A doença só foi erradicada no Brasil devido ao imunizante. Porém, o Sarampo é altamente transmissível e, por isso, se espalha facilmente. Como sempre há o nascimento de crianças, existe a necessidade de protegê-las contra o vírus, já que elas são o foco da campanha. Não é porque paramos de ouvir casos de pessoas infectadas com Sarampo, que devemos deixar que ela retorne”, disse. 
 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo segue até o dia 3 de junho deste ano. Também amanhã, será á publicada, pelo Estado, a deliberação que amplia a quarta dose ou segunda dose de reforço da COVID-19 para idosos acima de 60 anos.

Coletiva também levantou a preocupação da vacinação infantil contra a COVID-19

Em relação à dose pediátrica, o secretário informou que 70% das crianças em Minas estão vacinadas com a primeira dose. Apesar disso, Baccheretti informou que cerca de 500 mil crianças já poderiam ter tomado a segunda dose contra a COVID-19, mas ainda não compareceram. 

O médico faz um alerta aos pais para que eles levem as crianças para se vacinarem. “A proteção se garante com duas doses. Quase dois milhões de doses aplicadas e nenhuma criança teve efeito adverso grave da doença, mas tivemos crianças que infelizmente morreram com a doença, então o risco é sim a doença”, ressaltou o médico.  

No domingo (1/5), serão vacinadas contra a COVID, exclusivamente, crianças de 5 a 11 anos. As doses vão ser aplicadas das 9h às 13h, nos espaços do “BH é da Gente”, nas regionais Centro-Sul, Pampulha, Oeste e Noroeste.
 
Minas Gerais, nos últimos meses avançou no combate à pandemia e conseguiu controlá-la. A partir do dia 1º de maio o uso de máscara se tornará desobrigado em locais fechados e, nos últimos sete dias, O estado teve 15 casos da doença para cada 100 mil habitantes.
 
* Estagiários sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)