(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Minas não registra nenhum efeito grave na vacinação contra a COVID-19

Informação foi confirmada pelo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti


29/04/2022 11:50 - atualizado 29/04/2022 16:49

pessoa sendo vacinada
Em Minas já foram aplicadas mais de 44 milhões de doses da vacina contra COVID-19 e nenhuma pessoa teve reação adversa grave devido a imunização (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Com 83% da cobertura vacinal com duas doses ou dose única, Minas Gerais não registrou nenhum efeito adverso grave devido à aplicação da vacina contra a COVID-19, a informação é do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti.

Ainda de acordo com o médico, 58% da população apta para a vacinação receberam a dose de reforço (terceira dose), sendo que mais de 400 municípios - dos 853 - atingiram a metade de 70% da população vacinada com dose de reforço. 

O secretário afirma que um dos principais motivos para a liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras é o aumento da cobertura vacinal no estado. Segundo ele, foram aplicadas mais de 44 milhões de doses da vacina.

"Nenhuma pessoa teve efeito adverso grave da vacina. Ou seja, a vacina é segura. Não temos nenhum óbito relacionado a isso", afirmou Baccheretti. 

Vacinação infantil 

Em relação à dose pediátrica, o secretário informou que 70% das crianças em Minas estão vacinadas com a primeira dose. Apesar disso, Baccheretti informou que cerca de 500 mil crianças já poderiam ter tomado a segunda dose contra a COVID-19, mas ainda não compareceram. 

O médico faz um alerta aos pais para que eles levem as crianças para se vacinarem. "A proteção se garante com duas doses. Quase dois milhões de doses aplicadas e nenhuma criança teve efeito adverso grave da doença, mas tivemos crianças que infelizmente morreram com a doença, então o risco é sim a doença", ressaltou o médico.  

Baccheretti afirmou que algumas regiões do estado têm dificuldade na adesão da dose de reforço. De acordo com ele, o estado tem atuado nessas regiões para que a população tome a terceira dose. 

Quarta dose para idosos com mais de 60 anos 

Além disso, Baccheretti informou, na manhã desta sexta-feira (29/4), que idosos com mais de 60 anos serão incluídos na vacinação da quarta dose ou segunda dose de reforço.

Segundo o secretário, a deliberação será publicada amanhã, para que os municípios que tiverem imunizantes disponíveis possam se organizar para iniciar a aplicação na segunda-feira (2/5), conforme o calendário de vacinação das cidades mineiras. 
 
*Estagiários sob supervisão do editor Benny Cohen

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)