(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

Procura pela vacinação infantil contra a COVID-19 aumentou em Minas

Secretário estadual de Saúde diz que conscientização e busca ativa estão entre as principais ferramentas para incentivar os pais a vacinar as crianças


10/02/2022 12:31 - atualizado 10/02/2022 13:03

Vacinação infantil
Minas tem, no momento, capacidade para vacinar 1,2 milhão de crianças, segundo o secretário de Saúde, Fabio Baccheretti (foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)

Minas Gerais já tem quase 400 mil crianças vacinadas contra a COVID-19, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

LEIA TAMBÉM: Pico da COVID-19 em Minas Gerais já passou, anuncia secretário de Saúde

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, onde deu um panorama da pandemia no estado, ele destacou que a procura pela vacina aumentou nos últimos dias, mas que ainda haverá uma campanha mais ativa para que os pais e responsáveis não deixem de imunizar os pequenos. 

“Já temos capacidade de vacinar mais de 1,2 milhão de crianças. Vamos receber mais doses da Pfizer para o público infantil amanhã. A expectativa era de que no carnaval a gente teria até as crianças vacinadas, e é o que está acontecendo”, comentou.

Ele lembra que as fake news levam receio à população quanto à vacinação das crianças e pede que as famílias se orientem. “Os pais que tiverem dúvidas devem procurar informações nos sites oficiais do governo, na imprensa. A vacina é segura e deve ser dada”, destacou. 


“O que a gente percebe é aceleração na última semana, a gente vê filas que não existiam duas semanas atrás. Além de combater as fake news, é preciso fazer busca ativa. O governo vem trazendo dentro das escolas estaduais a conscientização de pais quando a gente pede o cartão de vacina no retorno escolar. Estamos fazendo nas escolas, relacionado aos postos de saúde, municípios orientados a fazer busca ativa para a gente garantir a vacinação”, detalhou. 

Baccheretti também comentou a baixa procura pela vacina das crianças registrada em quase todo o país nas primeiras semanas de aplicação, mas acredita que o cenário já está mudando.

“Não tenho dúvida que o maior fator (para evitar a vacinação) é o medo dos pais. Quando eles observam na sala de aula o retorno escolar, que tem várias crianças protegidas pela vacina e bem, não tiveram nada, isso vai incentivando”, analisa. 

Crianças de 5 a 11 anos recebem a dose pediátrica da Pfizer, de frasco na cor laranja. Já a Coronavac, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi liberada para quem tem entre 6 e 17 anos. 


Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)