(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VALLOUREC

Dique transborda e fecha BR-040, em Nova Lima

Os bombeiros estão a caminho do local, enquanto isso o trânsito sentido BR 040 está totalmente interditado


08/01/2022 10:57 - atualizado 08/01/2022 16:52



A barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã deste sábado (8/1). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Guarnições dos bombeiros atenderam a ocorrência, juntamente com o Batalhão de Operações Aérea.
 
Segundo informações do tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros, houve o transbordamento de uma estrutura para segurar o acúmulo de água. "A região foi afetada pela forte chuva e no local há uma estrutura de contenção de água das chuvas, um dique, que fica próximo ao Alphaville. Em decorrência da quantidade de água acumulada, ocorreu um transbordamento dessa estrutura, que para padrões de barragem é considerada pequena, e essa água acabou atingindo a região da BR-040", explicou.
 
 
BR 040, em Nova Lima, está interditada
Dique para conter chuva transborda e fecha BR 040, em Nova Lima (foto: Reprodução)
 
Ele ainda informou que a barragem não apresenta risco. "O maciço se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento e problema estrutural. Não há nenhuma vítima fatal e comunidade que esteja em risco neste momento, que demande qualquer tipo de ação de evacuação. Toda estrutura do Corpo de Bombeiros foi mobilizada para a região, estamos realizando o monitoramento e em contato direto com a empresa Vallourec, responsável pela estrutura, mas não há situação de risco iminente. A estrutura permanece íntegra e não apresenta nenhum tipo de problema", disse.

Imagens da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte
Barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (foto: Reprodução/ Google Maps)

A prefeitura de Nova Lima informou que vai autuar a Vallourec por crime ambiental. 
Em nota, a Vallourec, empresa responsável pela estrutura, confirmou que a situação se trata do transbordamento do dique. "A Vallourec informa que houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima. Não se trata de rompimento de barragem. Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas", comunicaram.

 

lama não atingiu a Lagoa dos Ingleses até o momento. Moradores do condomínio foram acordados por sirenes, mas segundo informou a Defesa Civil de Nova Lima, era apenas um teste do sistema.

Um motorista de caminhão conta que a 'água veio igual uma onda'. Outros motoristas fugiram dando ré ou voltando na contramão, para escapar do transbordamento.

O trânsito está interditado, na altura do Km 562, nos dois sentidos da BR-040, que liga BH ao Rio de Janeiro. No momento em que a lama invadiu a pista, carros pegos de surpresa foram arrastados. A Polícia Rodoviária Federal avalia a situação da via. Motoristas que estão em viagem devem usar desvio para evitar transtornos, já que não há previsão para liberação.
BR-040, que liga BH ao Rio de Janeiro, está totalmente interditada, na altura do Km 562
Trânsito interditado nos dois sentidos da BR-040, que liga BH ao Rio de Janeiro (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)