(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BARRAGEM TRANSBORDOU

Como fazer o trajeto BH-Rio com a interdição da BR-040

Novo caminho é exclusivo para carros, pois não suporta veículos de grande porte; transbordamento de barragem fechou rodovia neste sábado (8/01)


08/01/2022 12:28 - atualizado 08/01/2022 14:19

BR-040 interditada neste sábado (8)
Após transbordamento de barragem, não há previsão para liberação da BR-040 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
transbordamento de dique da barragem da Mina do Pau Branco, em Nova Lima, neste sábado (8/1), interditou nos dois sentidos a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

A Via 040, concessionária da via, orienta os motoristas a desviar da obstrução por dentro do povoado de Casa Branca e da cidade de Piedade do Paraopeba.

O desvio é exclusivo para carros. O caminho não suporta veículos de grande porte, como carretas ou ônibus. Depois de passar por Casa Branca, os condutores seguem até Piedade de Paraopeba, com o objetivo de retornar à BR-040 na altura do Alphaville.

Para veículos que trafegam na direção oposta, do Rio a BH, a recomendação é fazer o caminho inverso, passando por Piedade do Paraopeba e Casa Branca. Assim, é possível voltar à BR-040 nas proximidades do Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima.

BR-040 está interditada nas proximidades justamente do trevo de Ouro Preto. Um motorista de caminhão conta que a "água veio igual uma onda". Um vídeo mostra carros voltando de ré ou na contramão, para fugir da lama.



- Leia: Moradores do Alphaville foram acordados com sirenes
- E ainda: Lama que transbordou não atingiu Lagoa dos Ingleses

Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há previsão de liberação da via. Houve um sobrecarregamento do sistema de drenagem, devido às fortes chuvas dos últimos dias.

A barragem não suportou o acúmulo e transbordou. A princípio, as informações seriam de que havia rompido, após moradores ouvirem a sirene, mas o órgão informou que era apenas um teste do sistema.

Uma pessoa que passava de carro pelo local foi indiretamente atingida pelo curso d'água que transbordou, mas não há vítimas fatais.

Segundo os bombeiros, o maciço da barragem está preservado. A corporação afirma que não há motivo para evacuação de áreas próximas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)