(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUL DE MINAS

Após temporal, famílias são retiradas de áreas alagadas em Pouso Alegre

Chuva durou cerca de uma hora e causou estragos; muro de condomínio caiu e homem passou mal dentro de carro


07/01/2022 22:03 - atualizado 07/01/2022 22:04

Imagem de alagamento
Bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, é um dos mais atingidos pelas chuvas na cidade (foto: Marcos Souza)
Um grande temporal atingiu a cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, no fim da tarde e início da noite dessa quinta-feira (06/01). A chuva forte durou cerca de uma hora e causou estragos em vários pontos do município. De acordo com um boletim divulgado nesta sexta-feira (07/01) pela Defesa Civil, os pluviômetros da cidade registraram a média de 38,60 mm de chuva.

Foram registrados alagamentos em vários pontos da cidade. Durante a chuva, o muro de um condomínio particular que fica às margens da BR-459 caiu, mas ninguém ficou ferido.
 
Outros pontos de alagamentos foram registrados nos bairros Faisqueira, Árvore Grande, além das ruas Bom Jesus, Dom Assis, Monsenhor Dutra, na área central da cidade, bairros rurais e no Trevo Fernandão, na BR-459.
 
Ainda nesta quinta-feira, um homem de aproximadamente 50 anos passou mal dentro do veículo e parou o carro na Avenida da Antártica. Quando os bombeiros chegaram, o senhor estava consciente mas muito confuso; ele foi conduzido ao hospital Samuel Libânio para atendimento médico.
 
Pessoas com colchonetes
Famílias foram retiradas de casas de risco no bairro São Geraldo, em Pouso alegre (foto: Prefeitura de Pouso Alegre)

Bairro São Geraldo

De acordo com nota publicada pela Prefeitura, a Secretaria de Políticas Sociais, em conjunto com a Defesa Civil, estava acompanhando e prestando assistência a 51 famílias pela manhã desta sexta-feira (07/01), que estão na área de risco do Bairro São Geraldo. O Executivo explicou que o local é uma das regiões mais afetada pelas chuvas, devido ao bairro ser cortado pelo Rio Mandu e devido ao volume elevado de acúmulo de águas pluviais.

Em nova nota divulgada pela tarde, a prefeitura afirmou que cinco famílias do bairro foram encaminhadas para abrigo temporário por conta dos alagamentos. Ao longo do dia, o volume da água voltou a subir, o que obrigou as famílias a deixarem suas casas.
 
“A maioria das famílias foi para casa de parentes ou amigos, e cinco famílias tiveram que ser levadas para um abrigo temporário em uma das escolas no município; uma vez que não possuem familiares na cidade, por serem naturais de outros estados. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e todas as Secretarias da Prefeitura estão prestando toda assistência possível para as famílias e continua com o monitoramento periódico nas regiões mais afetadas pela chuva em todo o município”, afirmou o Executivo.
 
“Hoje pela manhã recebemos notícia que a parte baixa do bairro São Geraldo está inundada. Deslocamos 2 viaturas para o local no intuito de apoiar a comunidade. Estamos trabalhando junto com a defesa civil e a secretaria de defesa social para conduzir ao abrigo temporário às famílias necessitadas”, informou o Corpo de Bombeiros, em nota.
 
A prefeitura de Pouso Alegre informou ainda que as famílias que precisarem de ajuda podem ligar imediatamente para o telefone: (35) 3449-4317.

Nível dos rios

A Defesa Civil informou que vem monitoramento e acompanhando o nível dos rios que cortam o município. Com as chuvas de ontem, os rios Sapucaí Mirim e Mandu, subiram cerca de 50 cm em relação a medição anterior. O rio Sapucaí Mirim subiu de 3,50m para 4,00m e o Mandu foi de 3,00m para 3,50m.
 
Imagem do rio
Nível dos rios Sapucaí Mirim e Mandu continuam subindo (foto: Prefeitura de Pouso Alegre)

Previsão do tempo

De acordo com a Defesa Civil, uma nova Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configura perpassando o estado de Minas Gerais, mantendo-se ativa pelos próximos dias. O tempo estará instável, com predomínio de nublado no Sul do estado. Há previsão de tempestades severas, produzindo chuva intensa.
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta nesta sexta-feira (07/01), válido até este sábado (08/01), para chuvas intensas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco, como Pouso Alegre. 
 
No sábado (08/01), os termômetros ficam entre 17°C e 20°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. A mesma previsão vale para o domingo (09/01), segundo o Inmet.
 
(Iago Almeida, especial para o EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)