(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH completa 1ª dose de adultos; jovens de 18 anos comemoram vacina

Fila em posto de vacinação contra COVID-10 da UFMG é sinônimo de esperança para estudantes que recebem a 1ª dose neste sábado (4/9)


04/09/2021 14:26 - atualizado 04/09/2021 15:04

Estudante Alice Ferreira Braga, de 18 anos, comemora vacinação
Estudante Alice Ferreira Braga, de 18 anos, comemora vacinação (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

Belo-horizontinos de 18 anos  compartilharam, neste sábado (4/9), a sensação de alívio ao tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Logo cedo, filas se formaram no posto da Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG ), do tipo drive thru – em que as pessoas são vacinadas dentro de automóveis –, na Região da Pampulha.

A estudante Alice Ferreira Braga não aguentava mais de ansiedade por este momento. “Estava desesperada, esperando muito. Eu não saio de casa há muito tempo, quando saio, é com máscara”, disse a jovem que no próximo dia 29 garante a segunda dose da CoronaVac

Para quem completou o último ano escolar dentro de casa e iniciou a faculdade no desafio do ensino remoto, a vacina é esperança de próximos encontros em breve. “As coisas vão continuar sendo diferentes, vai demorar um pouco para normalizar, mas daqui pra frente vai dar tudo certo”, acredita Alice.

Fila para vacinação no posto drive thru da UFMG
Fila para vacinação no posto drive thru da UFMG (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

Emoção garantida

Diante de mudanças na rotina e isolamento social necessário para conter a pandemia do novo coronavírus, tomar a vacina também é um gesto carregado de emoção, sobretudo para a última faixa etária de adultos que esperou nove meses na fila (desde o início da campanha, em janeiro deste ano). É como conta a estudante Isadora Alvarenga Garcia:

“Um momento muito emocionante que eu não sabia que ia chegar e quando chega é muito prazeroso. É confortante diante da situação”, comemora. Isadora está no último ano do ensino médio e só voltou no mês passado a ver os colegas devido à flexibilização que permite o ensino híbrido nas escolas. 

Vacinação no Posto da UFMG
Vacinação no Posto da UFMG (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)


“A pandemia mudou muito a minha vida para pior porque é muito ruim ficar isolado. Está todo mundo com saudade. Temos uma sensação de que perdemos muitos momentos que poderiam ser memórias do 3º ano”, lamenta, além de reforçar apelo para que todos tenham a mesma atitude. “Agora é continuar com os cuidados e esperar que todo mundo se vacine.”

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)