(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: Minas contabiliza cinco casos da variante Mu; veja cidades

Nova cepa do coronavírus é colombiana e foi classificada como 'variante de interesse' por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS)


03/09/2021 21:59 - atualizado 03/09/2021 21:59

Cinco casos da variante Mu, originária da Colômbia, foram confirmadas em Minas
Cinco casos da variante Mu, originária da Colômbia, foram confirmadas em Minas (foto: AFP)
Minas Gerais confirmou, nesta sexta-feira (3/9), cinco casos da variante Mu, originária da Colômbia. Os diagnósticos foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que informou que três pessoas foram infectadas pela cepa nova em Virginópolis e outras duas em Guanhães. As cidades ficam no Leste do estado.

Segundo a Prefeitura de Guanhães, o município foi informado que duas amostras de residentes da cidade revelaram mutações que caracterizaram a variante colombiana. O material foi enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) entre os dias 13 e 26 de julho. Ainda de acordo com o município, os pacientes apresentaram sintomas leves e cumpriram o isolamento domiciliar.

Guanhães recebeu a informação dos exames no dia 23 de agosto, tornando a informação pública no dia seguinte. Já Virginópolis confirmou o terceiro caso da variante colombiana no dia 25 do mesmo mês.

Não foi informado se os cinco casos foram importados. Por isso, ainda não é possível dizer se há transmissão comunitária da Mu em Minas.

Variante de interesse

A variante Mu, que também pode ser identificada como B.1.621, foi classificada como "variante de interesse" pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A cepa surgiu pela primeira vez na costa Atlântica colombiana, em janeiro, e, atualmente, já foi identificada em mais de 43 países. 

A OMS afirma que a variante Mu pode ter mutações que apresentariam resistência às vacinas. No entanto, estudos estão sendo realizados para entender melhor os efeitos da cepa.

Variante Delta

Em relação aos casos da variante Delta em Minas, o painel da SES-MG indica que 236 amostras deram positivo para a nova cepa, sendo 38 delas em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, e 24 em Belo Horizonte. Itabirito, Unaí e Muriaé são outras localidades que aparecem na sequência.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?  Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?   Posso beber após vacinar?  Confira esta e outras  perguntas e respostas sobre a COVID-19 .

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)