(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Escolas de Araxá iniciam 2º semestre com ampliação da carga horária

Antes do recesso, alunos saíam na hora do recreio. O lanche agora será servido no refeitório, com uma turma por vez


02/08/2021 21:39 - atualizado 02/08/2021 21:46

Horários ampliados e novos protocolos foram estabelecidos para o retorno às aulas na rede pública de Araxá(foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
Horários ampliados e novos protocolos foram estabelecidos para o retorno às aulas na rede pública de Araxá (foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
Após duas semanas de recesso, as escolas da rede municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, retomaram as aulas nesta segunda-feira (2/8) com novas rotinas de proteção contra à COVID-19 e horários.
 
Neste segundo semestre, além da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos do 6º ao 9º ano e do supletivo também entram no escalonamento do sistema híbrido de ensino (presencial e remoto).
 
O horário das aulas presenciais também foi ampliado. Antes, os alunos saíam no horário do recreio, às 9h30 no matutino e às 15h30, no vespertino. Agora, eles ficam durante todo o período da manhã ou da tarde.
Para o retorno, a Secretaria de Educação revisou o Protocolo da Vigilância Sanitária das instituições. Uma das novas medidas adotadas está a troca de máscara por toda a comunidade escolar a cada três horas.
 
 
“Distanciamento, medição da temperatura, desinfecção de mãos e cartazes educativos são algumas medidas que continuamos atentos para que o retorno seja seguro”, reforçou a secretária de Educação, Zulma Moreira.
 
Cada turma foi dividida em três grupos: os que que optaram por seguir apenas o modelo de ensino remoto, e os outros dois grupos se revezam semanalmente nas aulas presenciais, respeitando o limite de 40% de lotação de cada sala. 
 
Ainda de acordo com Zulma, uma plataforma de ensino em parceria com uma TV aberta local está sendo finalizada. Nela, os alunos terão acesso mais facilitado ao ensino virtual.
 
Mas enquanto a plataforma não fica pronta, as aulas presenciais continuarão acontecendo quatro dias na semana. Assim, o professor terá um dia, neste período, para dar assistência aos alunos das aulas remotas. 
 
“A convivência entre estudantes, professores e toda a comunidade escolar é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem. Entretanto, com a pandemia, as aulas presenciais tiveram que ser bem pensadas. Felizmente, os estudantes estão muito conscientes da nova rotina imposta por esse momento, e cada um fazendo o seu papel, dá mais segurança para que o ambiente escolar seja seguro”, afirmou a secretária.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)