Publicidade

Estado de Minas 'DECISÃO EXTREMA'

Casos de COVID-19 aumentam e Unaí pode fechar bares e restaurantes

Comitê de avaliação da pandemia afirma que aglomerações e desrespeito aos protocolos nos estabelecimentos causaram aumento de casos


26/07/2021 21:24 - atualizado 26/07/2021 21:32

Gráfico da
Gráfico da "Semana Epidemiológica" de Unaí mostra distância de pico de casos, mas aumento em relação ao mês passado (foto: Prefeitura de Unaí/Divulgação)
Mesmo que o número de novos casos de COVID-19 esteja distante do pico, registrado em março deste ano, um aumento significativo nas confirmações ligou um alerta em Unaí, Noroeste de Minas. Tanto que a prefeitura não descarta adotar medidas mais rígidas, como o fechamento de bares e restaurantes.
Nos dados da 28ª semana do ano (entre 12 e 18 de julho), foram 211 confirmações, contra 186 no período anterior (de 5 a 11 de julho). No total, desde o ano passado, o município tem 11.925 casos confirmados de COVID-19, com 209 mortes.
 
Os estabelecimentos de consumo de bebidas e comida são apontados pelo Comando Operacional de Emergência em Saúde (COES) como principais "causadores" dos registros negativos. 
 
Por isso, um novo decreto pode ser publicado ainda esta semana. A presidente do COES, Tatiane Rocha, explica que a próxima reunião do comitê está prevista para esta quarta-feira (28/7), mas há possibilidade de uma convocação emergencial ainda nesta terça (27/7).
 
"É necessário emitir uma deliberação e endurecer as medidas restritivas. Se ainda assim não resolver o problema, talvez tenhamos de fechar o segmento”, disse.
 
Tatiane conta que, aos finais de semana, as equipes de fiscalização têm encontrado muitos bares abertos depois das 23h (horário máximo de fechamento), e que, mesmo que os comerciantes saibam das regras, os clientes não estão cooperando. 
 
"A sensação que a gente tem é de que as pessoas acham que a pandemia acabou, ou então que tomada a primeira dose da vacina está todo mundo imunizado. E não é assim", desabafa.
 
Segundo o decreto atual, festas de casamento podem acontecer com até 150 participantes, sem limite de horário. Batizados e aniversários com até 100 pessoas só podem ocorrer até meia-noite.
 
A coordenadora de fiscalização Aline Gonçalves orienta que, mesmo quem for fazer uma festa de aniversário em casa, comunique as autoridades para evitar problemas. "Isso torna tudo mais fácil tanto para nós quanto para os organizadores em caso de denúncias", explica.
 
A vacinação em Unaí segue imunizando pessoas com 36 anos de idade. Já a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também preocupa: dos 15 disponíveis, 12 estão ocupados.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade