(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Ufla estende testes de COVID-19 para mais 9 cidades do Sul de Minas

Universidade Federal de Lavras atenderá demanda da rede pública de Saúde, com resultados da COVID em até 24 horas; 19 cidades serão atendidas a partir de agora


19/07/2021 14:43 - atualizado 19/07/2021 14:50

Laboratório da Ufla atenderá também demanda de exames de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carvalhos, Caxambu, Cruzília, Minduri, Seritinga e Serranos(foto: Sérgio Augusto/Divulgação)
Laboratório da Ufla atenderá também demanda de exames de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carvalhos, Caxambu, Cruzília, Minduri, Seritinga e Serranos (foto: Sérgio Augusto/Divulgação)
O laboratório de diagnóstico molecular da COVID-19 da Universidade Federal de Lavras (Ufla), conhecido como LabCovid, atendia a rede pública de saúde de 10 municípios da microrregião de Lavras e estendeu o atendimento dos testes tipo RT-PCR para mais nove municípios do Sul de Minas.

Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRSV) definiu a microrregião de Aiuruoca para essa extensão. O LabCovid é credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), do estado, e passará a receber, agora, amostras de um total de 19 municípios.

Passam a integrar a relação de municípios atendidos pelo laboratório da Ufla: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carvalhos, Caxambu, Cruzília, Minduri, Seritinga e Serranos.  A inclusão desse grupo aumentará a cota de realização de exames via fluxo Funed de 800 para 1.200 exames por mês. 

O LabCovid já vinha se organizando para absorver aumentos na demanda de atendimento. A inserção de novas cidades facilita a logística de atendimento no estado, contribuindo para o cenário de enfrentamento à COVID-19.

Pela parceria, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) garante insumos e reagentes para a realização dos testes. O quantitativo enviado à universidade, até o momento, permitirá a realização de exames até setembro.
 
O coordenador-geral do LabCovid, professor Bruno Del Bianco Borges, ressalta que uma vantagem importante desse serviço para a região é a agilidade.

"Nosso protocolo prevê a liberação dos resultados em até 72 horas úteis, porém, estamos conseguindo liberar com maior celeridade, sendo possível obter esses resultados em 24 horas. Essa agilidade é muito positiva para as políticas de controle da doença e enfrentamento da pandemia". 

O professor Bruno complementa que as universidades desempenham um papel fundamental no contexto da pandemia, utilizando dos recursos humanos, estrutura e tecnologias a serviço da sociedade.

“Nesse sentido, a maior abrangência no atendimento aos municípios do Sul de Minas pelo LabCovid reafirma o compromisso da Ufla no combate à pandemia da COVID-19", diz.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)