A Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, divulgou na tarde de hoje (7/7) um novo cronograma para aplicação da 1ª dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas entre 54 e 50 anos. A imunização começa amanhã (8/7) e vai até sábado (10/7).
A novidade é a aplicação das doses no fim de semana. Geralmente, a vacinação na cidade ocorre somente em dias úteis.
Nesta semana, o prefeito Robson Magela determinou que a ampliação do número de equipes de vacinação para que o município avance na imunização por faixa etária e conclusão de grupos prioritários.
Em decorrência disso, segundo a prefeitura, Araxá antecipará em mais de 20 dias o planejamento do governo do estado, que prevê a vacinação da população entre 54 e 50 anos até o fim de julho.
A Secretária de Saúde informou que aguarda ainda a chegada de um novo lote de vacinas entregues pelo estado para definir o planejamento da próxima semana, mas a previsão é que pessoas entre 49 e 45 anos já comecem a ser imunizadas.
“A prioridade do prefeito Robson Magela é avançar na imunização por faixa etária. E todos os profissionais de saúde da rede pública têm se desdobrado para atender essa demanda, que é de toda a comunidade araxaense. A prova desse esforço é o avanço que tivemos nesta semana”, destacou a secretária da pasta, Lorena de Pinho Magalhães.
A expectativa é que mais de 6 mil pessoas recebam o imunizante até o fim desta semana no município.
Cronograma da vacinação em Araxá
A aplicação da 1º dose para trabalhadores da indústria e construção civil (por faixa etária), grupos já contemplados, grávidas, puérperas (até 45 dias pós-parto), lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto) e a 2ª dose de acordo com o cartão de vacina também prossegue.
Os grupos contemplados foram definidos da seguinte forma:
Vacinação por idade
54+ (A partir de 54 anos) - SESC
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
53+ (A partir de 53 anos) – GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
52+ (A partir de 52 anos) - SESC
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
51+ (A partir de 51 anos) – GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
50+ (A partir de 50 anos) - SESC
Dia e horário: 10 de julho (sábado) - 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver).
Trabalhadores da Indústria e Construção Civil (por idade)
A partir de 54 anos - SESC
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
A partir de 53 anos - GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
A partir de 52 anos - SESC
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
A partir de 51 anos - GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
A partir de 50 anos - SESC
Dia e horário: 10 de julho (sábado) - 8h às 16h
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e cópia (xerox) da carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade.
Gestantes, Puérperas (até 45 dias pós-parto) e lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto)
Dias e horários: 8 e 9 de julho (quinta e sexta-feira) - 8h às 16h – UNISA
Documentos exigidos:
Puérperas e Lactantes: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
Gestantes (com e sem comorbidades): cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e cartão pré-natal.
Grupos prioritários (primeira dose)
Dias e horários: 8 e 9 de julho (quinta e sexta-feira) - 8h às 16h – UNISA
Grupos contemplados: Trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e com e deficiência permanente (com e sem BPC), funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores da educação (Todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico - Cemei, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, curso técnico, EJA, ensino superior), forças de segurança e salvamento (Policiais Federais, Militares, Civis e Rodoviários, Bombeiros Militares e Civis, e Guardas Municipais), forças armadas (Membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica), trabalhadores de limpeza urbana.
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão de SUS (se tiver) e comprovante específico de cada grupo.
2ª dose (de acordo com cartão de vacina)
Dias e horários: 8 e 9 de julho (quinta e sexta-feira) - 8h às 16h – UNISA
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais, comprovante de residência e Cartão SUS (se tiver).
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.