(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Índices de vacinação contra COVID-19 estão baixos em Unaí

Cidade emitiu alerta e pede comparecimento aos locais de vacinação. Grávidas e mulheres que deram à luz em até 45 dias são as que menos compareceram


07/07/2021 19:33 - atualizado 07/07/2021 19:39

Grávidas e mulheres que deram à luz são as que menos procuraram a vacina em Unaí(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Grávidas e mulheres que deram à luz são as que menos procuraram a vacina em Unaí (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Apenas 34,66% da população de Unaí, no Noroeste de Minas, tomaram ao menos uma dose da vacina contra a COVID-19. O número está muito abaixo do esperado para essa etapa da vacinação e a prefeitura faz um apelo para que as pessoas procurem as unidades de saúde.
 
O dado foi obtido por meio do Vacinômetro, do governo estadual, e também com informações repassadas pela própria administração ao Estado de Minas.
As grávidas e mulheres que deram à luz em até 45 dias são as que mais preocupam a prefeitura. Mesmo com a distribuição das doses iniciada há um mês, apenas 37% delas procuraram a imunização (pouco menos de 400 pessoas, das mais de 1.200 esperadas)
 
Adriane Araújo, coordenadora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, lamentou os resultados. "Parte da população reclamava muito para saber quando seria vacinada e, agora que a vacina está disponibilizada, a procura tem sido extremamente baixa. Pedimos que as pessoas nesta faixa etária, de 43 anos ou mais, procurem os postos de atendimento para serem vacinadas, pois a vacina é o principal meio de combater essa doença que, infelizmente, levou a vida de tantas pessoas", disse.
 
Nesta quinta-feira (8/7), pessoas de 43 anos ou mais já podem procurar as unidades de saúde para receber a vacina. A expectativa é de que ainda nesta semana já comece a vacinação para maiores de 40 anos.
 
"Se chegou a sua vez, não perca tempo, procure os locais de vacinação para ser imunizado", finaliza a coordenadora.

Na outra ponta da tabela...

Os bons exemplos vem das pessoas com doenças crônicas, que superaram a expectativa de vacinação (eram esperadas 4.368 pessoas, e 4.531 tomaram a primeira dose), e idosos entre 60 e 69 anos, que também ultrapassaram os números que eram previstos.
 
Tanto que os grupos prioritários têm de 95% a 100% de cobertura vacinal, dentro da média estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Em números

Veja como está a cobertura vacinal em Unaí
  • Grupos prioritários (Idosos, profissionais da saúde, força de segurança, sistema prisional, portadores de comorbidades, profissionais da educação, caminhoneiros): cobertura foi de 95% a 100%, dependendo do grupo
  • Gestantes e puérperas: 37% de cobertura.
  • Faixa etária de 55 a 59: 50% de cobertura.
  • Faixa etária de 50 a 54: 53% de cobertura.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)