(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

BH: idosos de 63 anos alertam para importância da 2ª dose na vacinação

PBH afirma que 32,9 mil pessoas não compareceram para receber a segunda dose da CoranaVac na capital


07/07/2021 13:40 - atualizado 07/07/2021 14:07

Idosos de 63 anos recebem a segunda dose da vacina nesta quarta-feira (7/7) em BH(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Idosos de 63 anos recebem a segunda dose da vacina nesta quarta-feira (7/7) em BH (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
“O pessoal está achando que com a primeira dose já está seguro, e não está. Não pode brincar com a vacina." O relato é da aposentada Márcia Abbas, de 63 anos, que compareceu nesta quarta-feira (7/7) ao posto drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para garantir a conclusão de seu esquema vacinal contra a COVID-19.

Neste dia 7 de julho, os idosos de 63 anos voltam às unidades de saúde para receber a segunda dose. Os números de faltosos são alarmantes em Belo Horizonte, principalmente daqueles que foram imunizados com a CoronaVac.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que pelo menos 32,9 mil pessoas não receberam a dose final da vacina produzida pelo Instituto Butantan. Os grupos que não tomaram a aplicação de reforço são trabalhadores da saúde e idosos, primeiros a serem contemplados no esquema vacinal, desde janeiro.

Em reportagem, o Estado de Minas ouviu três médicos infectologistas que avaliaram as ausências como um grande risco na vacinação da capital mineira, já que podem contribuir para o surgimento de novas - e mais resistentes - cepas.

“É uma coisa importantíssima. Tem pessoas que dizem que ‘é só uma gripezinha’, segundo o nosso ‘maioral’ lá, né? Mas essa gripezinha quase levou a vida da minha irmã quando ele teve COVID e ficou com sequelas, com dificuldades de andar. Quem ainda não tomou a segunda dose, vá tomar ela. Isso não é brincadeira”, alertou Márcia Abbas, que tomou a vacina da AstraZeneca.

Elizabete de Fátima, de 63 anos, ressaltou a importância da segunda dose na vacinação contra COVID-19(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Elizabete de Fátima, de 63 anos, ressaltou a importância da segunda dose na vacinação contra COVID-19 (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Assim como Márcia, a aposentada Elizabete de Fátima Jardim, de 63 anos, foi cedo ao posto da UFMG para receber sua dose final de proteção do coronavírus. Ela também deixou o recado para aqueles que ainda não fizeram o mesmo. “Não podemos deixar de tomar a segunda dose e continuar com os cuidados. Só com isso vamos conseguir superar essa pandemia”, disse. 

Para a conclusão do esquema vacinal, é necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

O horário de funcionamento dos postos extras e fixos é das 7h30 às 16h30 e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. No entanto, a PBH alerta que por questões de logísticas para evitar aglomeração do público, os locais são dinâmicos e passam por alterações diariamente. 

Além disso, segundo a administração municipal, algumas pessoas procuram os pontos de vacinação em data posterior ao chamamento, quando a disponibilização do imunizante para o público específico está mais concentrada em algumas unidades para evitar a perda de doses. Todos os endereços estão disponíveis no site da prefeitura.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)