(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTAGEM

Transcon denuncia que site de leilões com nome da autarquia é falso

Segundo autarquia, caso foi descoberto após morador da Zona da Mata dizer ter participado de leilão sem receber veículo. Último pregão da Transcon foi em 2019


07/07/2021 12:04 - atualizado 07/07/2021 17:57

Até a manhã desta quarta-feira, site ainda estava no ar(foto: Transcon/Divulgação)
Até a manhã desta quarta-feira, site ainda estava no ar (foto: Transcon/Divulgação)
 
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), na Grande BH, divulgou nesta quarta-feira (7/7) a existência de um site falso de leilões que usa o nome dela e até do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O caso foi denunciado à Polícia Civil. 

Por meio de nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (07/7) e também em seu portal público, a Transcon afirma que o site chamado Pátio Transcon “não tem vínculo com a instituição e usou as marcas do Leilão Seguro e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para passar uma falsa credibilidade aos compradores dos veículos. Os golpistas usavam valores bem abaixo do mercado para atrair as vítimas”. 

Segundo a autarquia, a fraude foi descoberta depois que um morador de Muriaé, na Zona da Mata, entrou em contato dizendo ter comprado um veículo em um leilão on-line, sem recebê-lo. 

Ainda segundo a Transcon, o último leilão realizado pelo órgão municipal foi em 24 de outubro de 2019. “O site é falso. A Transcon não está efetuando leilão de nenhum veículo no momento e não há previsão para voltarmos com essa atividade”, disse ainda na nota o advogado Luís Felipe Calazans, representante jurídico da Transcon. 



“A Transcon acionou a Polícia Civil para fazer o boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado. A autarquia orientou as vítimas a também registrarem o crime na delegacia mais próxima. Os endereços de todas as delegacias do estado estão disponíveis no site www.policiacivil.mg.gov.br/pagina/unidades”, finaliza a Transcon.

Até a manhã desta quarta, o site continuava no ar. Na descrição, os responsáveis afirmam trabalhar com leilões desde 2006 mas, nos dados de copyright do rodapé da página, consta “desde 2000”. A reportagem tentou entrar em contato com os números de telefone disponíveis no site, mas as ligações não foram atendidas. O endereço que consta na página, com link para o Google Maps, é de um pátio existente no município. 
 

Transcon responde 

 
No início da tarde, a assessoria de imprensa da Transcon informou que chegou a contatar a suposta empresa por um dos telefones do site, onde funciona um tipo de atendimento. Lá, foram informados que era possível até marcar visitas ao pátio para ver os veículos.

Ainda segundo a autarquia, a Polícia Civil disse que o site deve ser retirado do ar ainda hoje. 
 

TJMG responde

 
"O uso indevido da logomarca do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em site não credenciado, tendo como finalidade a prática de golpes, constitui, em tese, crime. Essas tentativas fraudulentas são do conhecimento do Centro de Segurança Institucional (Cesi) do Tribunal, que vai solicitar as providências cabíveis à Polícia Judiciária." 
 

PCMG responde 


"Sobre o site falso de leilão de carros, que utiliza indevidamente o nome da TransCon, assim que tomou conhecimento do fato, nesta terça-feira (6/7), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou Inquérito Policial e todas as providências cabíveis de polícia judiciária estão sendo adotadas. A PCMG orienta que as vítimas registrem a ocorrência na delegacia mais próxima. A investigação segue na 2ª Delegacia de Polícia Civil em Contagem, mas o acionamento poderá ser feito em qualquer unidade policial. O contato e o endereço podem ser consultados no site https://www.policiacivil.mg.gov.br/pagina/unidades. 
A PCMG lançou cartilha com os principais golpes, e na página 21 da podem ser acessadas informações sobre golpe do falso leilão. 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)