(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Índices não melhoram, e Valadares segue na faixa de Alerta Alto

Na classificação do Alerta Alto, os estabelecimentos comerciais só podem funcionar com até 1/3 da capacidade total. Bares e restaurantes têm de fechar às 22h


22/06/2021 21:28 - atualizado 22/06/2021 21:48

Bares e restaurantes podem funcionar durante o dia e parte da noite, com fechamento às 22h, durante o Alerta Alto em Valadares(foto: Tim Filho/Especial para o EM)
Bares e restaurantes podem funcionar durante o dia e parte da noite, com fechamento às 22h, durante o Alerta Alto em Valadares (foto: Tim Filho/Especial para o EM)
O relatório de duas semanas epidemiológicas, que compreende o período de 6 a 19/6, em Governador Valadares, foi divulgado nesta terça-feira (22/6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mais uma vez, ele determinou a permanência da cidade no nível de Alerta Alto, que equivale à onda vermelha do Plano Minas Consciente.

A decisão se deu após mais uma avaliação dos seguintes indicadores: incidência diária, taxa de aumento de mortalidade, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-COVID-19.
 
Neste nível, continuam funcionando todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 1/3 da capacidade.

A exceção são as danceterias, discotecas e casas de shows, que serão autorizadas a funcionar apenas no Nível de Alerta Baixo. No Alerta Alto, bares e restaurantes têm de fechar as portas às 22h diariamente.
 
Os dados foram analisados e validados por um comitê, composto por um representante do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o Diretor Executivo do Hospital Municipal (HMGV) e um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Os níveis são monitorados desde que a Prefeitura de Valadares adquiriu autonomia para gerir o funcionamento do comércio e considerando a criação do Protocolo Sanitário Municipal de enfrentamento à COVID-19.
 
Foram criados 3 níveis de alerta – Baixo, Médio e Alto –, onde são determinados os níveis de restrições e cuidados para o funcionamento das atividades, de acordo com o panorama epidemiológico do município.

Os dados relativos ao relatório podem ser acessados no site da UFJF/Campus Governador Valadares. 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)