(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Sociedade de pediatria critica metodologia da PBH para o retorno das aulas

Ofício entregue à PBH reitera a importância da participação de um pediatra na elaboração de documentos. PBH recebeu o documento e será avaliado


04/06/2021 17:36 - atualizado 04/06/2021 19:24

(foto: Pixabay/ Reprodução )
A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) e a Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI) enviaram Ofício à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para mostrar preocupação sobre o Plano de Retorno e eventual suspensão das aulas presenciais.

De acordo com as duas entidades, a Nota Técnica do Comitê de enfrentamento à COVID-19, número 001/2021, elaborada pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da PBH não apresenta rigor científico nem referências bibliográficas robustas para a criação de uma matriz de risco com a soma de escores de risco para a COVID-19. "E ainda apresenta limiares e pontos de cortes baseados em opinião pessoal sem embasamento científico para tal adoção", afirma.

Isso porque a PBH já deu o aval para retorno das crianças de até 5 anos e 8 meses nas últimas 5 semanas. O plano seguiria para o retorno de 6 a 8 anos e, posteriormente, de 8 a 10 anos. Portanto, de acordo com a nota, foi elaborada a criação de uma matriz de risco. A sociedade e a associação criticam. 

"O avanço paulatino de 6 a 8 anos e posteriormente de 8 a 10 anos, anteriormente programado, seria uma medida que faria muito mais sentido do que a criação de uma matriz de risco inédita com limiares e pontos de corte arbitrados por opinião pessoal", disse a nota da SMPA e ABENEPI. 


Participação da pediatria


"A SMP aproveita o Ofício para reiterar a importância da participação de um pediatra na elaboração de documentos que tenham a reabertura das escolas como tema. É importante dizer que o fechamento das escolas há mais de um ano trouxe consequências nefastas e irreparáveis para as crianças e suas famílias", disse.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou por meio de nota que recebeu o ofício e este será encaminhado ao comitê para avaliação.  

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)