(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Duas agências da UAI suspendem atendimentos no Sul de Minas

Unidades de Atendimento Integral de Varginha e São Sebastião do Paraíso paralisaram as atividades como forma de prevenção à COVID-19, segundo o governo de MG


26/05/2021 16:17 - atualizado 26/05/2021 16:26

UAI de Varginha fechou nesta quarta-feira (26/5); agendamentos serão remarcados(foto: Via Café Garden Shopping/Divulgação)
UAI de Varginha fechou nesta quarta-feira (26/5); agendamentos serão remarcados (foto: Via Café Garden Shopping/Divulgação)
O governo de Minas Gerais decidiu suspender o atendimento presencial das agências da Unidade de Atendimento Integral (UAI) em São Sebastião do Paraíso e Varginha, no sul do estado.

O motivo, segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAN), é para "prevenção contra a COVID-19". As unidades vão atender apenas com agendamentos prévios.
Em São Sebastião do Paraíso, a agência que fica na Avenida Oliveira Resende, número 698, deixou de atender presencialmente desde terça-feira (25/5). Já a UAI de Varginha, que funciona dentro do Via Café Garden Shopping, paralisou os atendimentos nesta quarta-feira (26/5).
 
Quem tinha agendamento previsto está recebendo mensagens via SMS ou e-mail para reagendar nova data. As duas unidades vão atender apenas em horários especificados, que também podem ser marcados nos canais oficiais do Portal MG e aplicativo MG App Cidadão.
 
A informação de que os atendimentos foram suspensos por casos suspeitos de COVID-19 entre funcionários não foi confirmada. Oficialmente, a SEPLAN fala em "medidas de prevenção e segurança" contra o coronavírus.

A reportagem apurou que não houve casos registrados entre os trabalhadores das unidades nos últimos dias, e que as decisões foram tomadas por causa do aumento de casos nas duas cidades.
 
No balanço desta quarta-feira, Varginha tem 10.398 casos confirmados e o número de pacientes em leitos de enfermaria subiu de 45 na sexta-feira passada (21) para 51.

Já os internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) passaram de 35 para 41 no mesmo período.
 
Em São Sebastião do Paraíso, os últimos dados apontam 4.377 pessoas contaminadas com a COVID-19. A taxa de lotação de leitos de enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) saltou de 59,57% na sexta-feira para 87,23%.

Emissão de passaportes também está suspensa

Um dos serviços realizados na UAI de Varginha é a emissão de passaportes.
 
A Polícia Federal confirmou que a emissão destes documentos e os serviços de migração para estrangeiros também estarão suspensos.
 
Quem tinha agendamento previsto deve esperar a retomada das atividades da UAI para fazer a remarcação, pelo site da Polícia Federal. Isso também vale para quem já deu entrada no pedido do passaporte e aguarda o tempo de retirada.
 
"Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para que a UAI seja reaberta o mais rápido possível. Diversos serviços prestados na unidade também estão disponíveis em formato virtual nos canais digitais do estado, como o MG App, o Portal MG e as páginas dos órgãos responsáveis pelos serviços", informou a SEPLAN sobre as suspensões.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)