(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Vacinação continua para idosos de 61 anos e trabalhadores da saúde em BH

Segundo PBH, a ampliação da vacinação contra COVID-19 para novos grupos na cidade será feita após chegada de uma nova remessa de imunizantes


26/04/2021 09:02 - atualizado 26/04/2021 12:59

No posto drive-thru da UFMG, a vacinação acontece para os idosos de 61 anos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
No posto drive-thru da UFMG, a vacinação acontece para os idosos de 61 anos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
A vacinação contra a COVID-19 para idosos de 61 anos e trabalhadores da saúde a partir de 39 anos continua nesta segunda-feira (26/4) em Belo Horizonte. Segundo a prefeitura da capital mineira, enquanto uma nova remessa de vacinas ainda não chegar à cidade, a imunidade para os grupos prossegue ao longo desta última semana de abril.

Desde quinta-feira (22/4), as pessoas de 61 anos são convocadas para receberem a primeira dose da vacina, ou seja, este é o terceiro dia no qual os pontos de imunização funcionam para o grupo. No sábado (24/4), a programação atendeu exclusivamente aos profissionais da saúde, com idade de 39 anos ou mais e, nesta segunda, a campanha também retoma para aqueles que fizeram cadastro no site da PBH.

Contudo, a ampliação da imunização em BH para novos grupos prioritários não deve demorar muito. De acordo com o Governo de Minas, mais 40.250 doses de imunizantes da Astrazeneca e 8.400 da CoronaVac serão entregues a partir desta segunda à Belo Horizonte.

A nova remessa faz parte do 14º lote de vacinas encaminhado ao estado mineiro pelo Ministério de Saúde na sexta-feira (23/4). Ao todo, 390.550 doses de imunizantes foram distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) do estado.

Mais cedo, por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o número de doses das vacinas recebidas pela cidade seria confirmado após chegada e conferência. Segundo a pasta, a expectativa é que para a próxima etapa da imunização em BH, os idosos de 60 anos e pessoas com comorbidades comecem a ser vacinados, conforme determinado no Plano Nacional de Vacinação do governo federal.

Vacinação simultânea


Para a imunização simultânea de ambos os grupos, os pontos de imunização da cidade continuam os mesmos que foram divulgados anteriormente pela PBH. Os idosos de 61 anos, completos até 30 de abril, devem comparecer aos mais de 150 centros de saúde, das 7h30 às 16h30, ou nos sete postos drive-thru, das 8h30 às 16h30. Todos os endereços podem ser acessados no portal do Executivo municipal.

A pessoa nesta faixa etária deve levar documento de identidade e um comprovante de residência. Para evitar aglomerações, as autoridades sanitárias recomendam a presença de apenas um acompanhante.

(foto: Sérgio Corradi, 61, ficou emocionado após receber a primeira dose da vacina)
(foto: Sérgio Corradi, 61, ficou emocionado após receber a primeira dose da vacina)
Sérgio Corradi, de 61 anos, foi um dos contemplados com a vacina da Astrazeneca, desenvolvida pela Fiocruz, nesta segunda, no estacionamento drive-thru da UFMG. Emocionado, em entrevista ao Estado de Minas, o executivo falou de esperança em dias melhores e em cuidado redobrado para garantir a segurança de sua família que, pela lista de prioridades da vacinação, ainda não tem previsão para receber o imunizante.

“Minha família tem muita união, estamos passando por isso de maneira confortável. Mas com expectativa que fosse melhorar. Mudou muita coisa na vida da gente, principalmente na vida das crianças, que estão restritas. Acredito que, para elas, é muito pior. Mas, os cuidados de prevenção continuam, álcool em gel, lavar as mãos, usar máscaras e manter isolamento social. Sair apenas quando for muito necessário, como hoje, para tomar a vacina”, disse Sérgio.

Já os trabalhadores da saúde com idade a partir de 39 anos recebem a primeira dose em pontos exclusivos, das 7h30 às 15h. Para aqueles que ainda não fizeram o cadastro para a vacinação, a Prefeitura reabriu, pela última vez, os formulários para serem preenchidos até esta quarta-feira, no dia 28 de abril.

Confira onde os trabalhadores da saúde são vacinados nesta semana:

  • Centro de Saúde Carlos Renato Dias (Rua Pinheiro Chagas, 252 - Santa Helen)
  • Secretaria Municipal de Educação (Rua Carangola, 288 - Santo Antônio)
  • Centro de Saúde Jardim Europa (Rua Edburgo, 140 - Jardim Europa)
  • Centro de Saúde Coqueiros (Rua Eneida, 1.583 - Coqueiros)
  • Centro de Saúde Amílcar Viana Martins (Rua Nelson de Sena, 90 - Cinquentenário)
  • Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família (Rua Joaquim Felício, 101 - Sagrada Família)
  • Centro de Saúde São Francisco (Rua Viana do Castelo, 485 - São Francisco)
  • Centro de Saúde São Tomás (Rua Santa Rosa, 54 - São Tomás)
  • Escola Municipal Governador Carlos Lacerda (Rua Princesa Leopoldina, 490 - Ipiranga)

Para receber a primeira dose da vacina, o profissional da área deve cumprir requisitos como comprovação da vinculação ativa como trabalhador de saúde, não ter apresentado sintomas da COVID-19 nos últimos 30 dias e nem ter tomado qualquer outra vacina no mesmo período. Além disso, uma longa lista de documentos necessários para serem levados no momento da vacinação deve ser conferida no site da Prefeitura.
 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas


 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)