(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: com 92 mortes, abril já é o pior mês da pandemia em Pouso Alegre

Conforme boletins da prefeitura, foram 18 óbitos nos últimos cinco dias; ocupações de leitos permanecem acima de 100% nos hospitais da cidade


21/04/2021 18:31 - atualizado 21/04/2021 19:08

Pouso Alegre tem o maior número de casos e o segundo maior número de mortes no Sul de Minas(foto: Arquivo Terra do Mandu)
Pouso Alegre tem o maior número de casos e o segundo maior número de mortes no Sul de Minas (foto: Arquivo Terra do Mandu)

O mês de abril já é o mais letal da pandemia de COVID-19 em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Conforme os dados divulgados pela prefeitura, são 92 mortes confirmadas em 20 dias. Entre sábado (17/4) e terça-feira (20/4), foram confirmadas 18 mortes em decorrência do coronavírus na cidade.

 

Nos 31 dias de março, até então pior mês, foram 75 mortes registradas na cidade, quando houve um crescimento de 75% das mortes que tinham sido registradas desde o início da pandemia. Agora, com mais um aumento de 52% no total de vítimas, o município chega a 267 moradores que perderam a batalha para a doença.

 

Novos casos e recuperados

 

Nos quatro dias que constam nos dois últimos boletins foram confirmados mais 293 novos casos de moradores diagnosticados com o coronavírus. Desde o início da pandemia, Pouso Alegre teve 13.878 moradores infectados pela COVID-19. O total de pessoas que se recuperaram da infecção está em 12.844. Atualmente, Pouso Alegre tem 767 pacientes em acompanhamento com a doença. Pessoas que estão cumprindo quarentena em isolamento domiciliar e/ou internadas em hospitais.

 

Sobe ocupação hospitalar

 

Conforme os dados do mais recente boletim, são 165 pessoas internadas em leitos clínicos e de UTI nos hospitais de Pouso Alegre. A ocupação permanece acima de 100% de todos os leitos disponibilizados para o tratamento da COVID-19.

 

São 63 pessoas internadas em UTI, ocupação está em 110%. São 53 moradores de Pouso Alegre e 10 de cidades vizinhas. As internações em leitos clínicos estão em 102 pacientes, ocupação de 110%. São 84 pacientes de Pouso Alegre e 18 pessoas de cidades vizinhas.

 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)