(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: 67 presos são diagnosticados com a doença no presídio de Extrema

Dois servidores da unidade prisional também testaram positivo para o coronavírus e cumprem quarentena em casa com sintomas leves


21/04/2021 12:06 - atualizado 21/04/2021 13:07

Extrema está perto de chegar à marca de 100 mortes pelo novo coronavírus(foto: Reprodução/Ascom prefeitura )
Extrema está perto de chegar à marca de 100 mortes pelo novo coronavírus (foto: Reprodução/Ascom prefeitura )
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), confirmou que 67 presos foram diagnosticados com a COVID-19 no presídio de Extrema, no Sul de Minas. Dois servidores da unidade prisional também testaram positivo para a doença. 
 
De acordo com o órgão, os detentos cumprem quarentena dentro da unidade, acompanhados pela equipe de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves. Já os servidores foram afastados de suas atividades, e cumprem quarentena em casa com sintomas leves.
 

Prevenção à COVID nos presídios

A secretaria afirmou que várias ações estão sendo realizadas para prevenir e controlar a disseminação do coronavírus nas unidades prisionais de Minas Gerais, incluindo o presídio de Extrema. Como, por exemplo, a criação de 30 unidades de referência, distribuídas em todo o estado de Minas, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos custodiados do sistema prisional.
 
Todas as pessoas que são presas estão sendo encaminhadas para uma dessas unidades e ficam, pelo menos, 15 dias em quarentena, evitando possível contágio caso fossem levadas de imediato para outras unidades. Após atestada a sua saúde, são encaminhadas para os demais presídios do Estado.
 
No caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da COVID-19, o protocolo, segundo o órgão, é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento segundo protocolo da área da Saúde.

Além disso, em todas as unidades em que há detentos contaminados é realizada a desinfecção do ambiente e todos os demais presos passam a usar máscaras, de forma preventiva.

COVID-19 em Extrema

O município está perto de chegar à triste marca de 100 mortes pelo novo coronavírus. De acordo com boletim atualizado pela prefeitura na terça-feira (20), já foram confirmados 6.995 casos desde o início da pandemia, sendo que 98 pessoas não resistiram a doença. Dois óbitos suspeitos estão sendo investigados.
(Gabriella Starneck/Especial para o EM)  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)