(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Projeções para Minas mostram crescimento de mortes e doentes pela COVID-19

Especialistas afirmam que a doença pode se multiplicar no próximo mês no estado e que, sem vacinação em massa, o isolamento social é a grande arma


13/04/2021 18:55 - atualizado 13/04/2021 21:11

Movimento na Santa de Casa de BH, que recebe também pacientes do interior de Minas(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Movimento na Santa de Casa de BH, que recebe também pacientes do interior de Minas (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Enquanto Belo Horizonte vislumbra uma desaceleração dos casos e mortes por COVID-19, projeções de especialistas mostram que o estado de Minas Gerais tomou a direção da multiplicação da doença no próximo mês.

O estado acaba de registrar o seu recorde de mortes na última quarta-feira (7/4), com 508 vidas perdidas em 24 horas. E caminha para ter outro pico de mortes, com alta de 41,12% dentro de 12 dias e a marca de 19,09% de aumento em um mês, se mantida a atual situação, segundo prognósticos de especialistas.

As projeções são do modelo Geocovid MapBiomas, um esforço de cinco organizações acadêmicas (UEFS, UFBA, UESC, UNEB e IFBA), empresas emergentes de base tecnológica (GEODATIN e SOLVED) e o MapBiomas, que criaram essa ferramenta para monitorar o avanço da COVID-19 no Brasil. 

Sem uma vacinação ampla e eficiente, a perspectiva do infectologista Carlos Starling é congruente com a modelagem elaborada pelo Geocovid MapBiomas, com a pandemia se arrastando por meses e até anos. O especialista, que também é diretor da Sociedade Mineira de Infectologia, não acredita que a vacinação consiga impedir o agravamento de quadros sem isolamento social eficiente.
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)

“Muito provavelmente, com esse ritmo lento de vacinação, vamos demorar uns dois anos para se ter um impacto relevante. Poucas vacinas chegam aos poucos. Até há uma perspectiva de chegarem mais vacinas no segundo semestre deste ano, aí pode ser que em meados do próximo ano tenhamos uma melhora consistente. Para este ano é irreal uma melhora só com vacinação”, prevê Starling.

No estado, as condições diferentes das regiões e municípios colaboram para um controle desigual. As projeções feitas em outras grandes cidades mineiras mostram preocupação em algumas delas no próximo mês, caso nada seja feito para conter as interações sociais.
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)

Em Betim, por exemplo, na Grande BH, a alta de casos pode ser de 38,67% e as mortes de 44,93%. Em Juiz de Fora, maior cidade da Zona da Mata, o histórico de altas de casos positivos, segundo o modelo, devem trazer ampliação de óbitos na casa de 76,11%, mas as contaminações devem cair 15,21%. 
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)

(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)

(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)
(foto: Fonte: Geocovid MapBiomas)
“Uma coisa que pode ser feita é um lockdown em uma ou outra cidade para o sistema de saúde não entrar em colapso. Isso deve, sim, ser avaliado e feito sempre que necessário”, observa o diretor da Sociedade Mineira de Infectologia.

“Minas Gerais é do tamanho da França. Há regiões melhores e muito piores. O manejo da epidemia em MG é diferente, até mesmo a forma onde a epidemia está em pico, em uma determinada região, e em outra está melhor”, avalia Starling. Segundo o médico, não há medida única.

“Deveria ter sido feito um lockdown de 14 a 21 dias em todo o país para se ter uma queda importante nos números. Mas essa medida não foi considerada pelo governo federal e vamos viver, de agora para frente, com a epidemia indo e vindo. Se as pessoas relaxarem muito o isolamento, isso aumenta a mobilidade e a epidemia volta com tudo. Aí, alguns locais se fecham e a epidemia recua de novo. Era preciso ter uma coordenação nacional”, avalia.

O Geocovid Mapbiomas foi lançado há um ano, com o propósito de monitorar o avanço da COVID-19, inicialmente, nos municípios da Bahia, ajudando as autoridades de saúde na gestão e no enfrentamento da pandemia.

A grande procura por pesquisadores, profissionais da imprensa e gestores públicos fez o projeto se ampliar nacionalmente. A iniciativa combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar e prever a evolução da pandemia.

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), mas a pasta responsável pela Saúde informou não ser possível entregar, até o fechamento desta matéria, uma análise sobre as tendências da COVID-19 em Minas Gerais. 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)