(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SURTO

Penitenciária de Uberaba tem de se explicar após surto de COVID em detentos

Quase 80 detentos foram contaminados pelo coronavírus. Vigilância Sanitária inspecionou a unidade e pediu esclarecimentos nesta segunda-feira


12/04/2021 18:57 - atualizado 12/04/2021 20:19

Entrada da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em foto tirada antes da pandemia(foto: Jairo Chagas/Divulgação)
Entrada da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em foto tirada antes da pandemia (foto: Jairo Chagas/Divulgação)
Após surto de COVID-19 na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, há cerca de duas semanas – já são quase 80 detentos com a doença –, equipe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma inspeção sanitária na unidade prisional na semana passada e, nesta segunda-feira (12/4), solicitou à direção diversos esclarecimentos.

Segundo a Prefeitura de Uberaba, foi solicitada a apresentação de um plano de contingência da penitenciária, das medidas adotadas para o isolamento dos colaboradores, do quadro de saúde de todos os colaboradores e detentos, além da notificação do registro das limpezas realizadas e do treinamento do pessoal que realiza a limpeza.

O relatório foi assinado pela chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Alves Ferreira."Foi orientado ao responsável pela instituição para realizar contato com os departamentos da prefeitura caso ocorra qualquer mudança significativa no avanço da COVID-19, nas dependências da instituição, a fim de que sejam adotadas, de imediato, todas as medidas para resguardar a saúde de todos os envolvidos”, diz trecho do relatório.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que, conforme o levantamento das 10h desta segunda-feira, há 79 presos com diagnóstico positivo para a COVID-19 na Penitenciária de Uberaba I.

“Eles cumprem período de quarentena dentro da unidade, acompanhados pela equipe de saúde, e estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença. As celas em que se encontram estão isoladas e são rotineiramente desinfectadas”, declarou a Sejusp.

Quarentena


Ainda conforme a Sejusp, a equipe da Vigilância Sanitária fez uma visita de inspeção na penitenciária em 5 de abril e, nesta segunda-feira (12/4), foi levada à unidade prisional o relatório sobre a visita.

“O documento pede esclarecimentos sobre as medidas adotadas pela unidade prisional para o controle da COVID-19. A penitenciária já cumpre todas as medidas e orientações questionadas pela Vigilância Sanitária, e irá responder ao órgão de acordo com o prazo estipulado de 72h”, diz trecho da nota.

A Sejusp declara ainda que a Penitenciária de Uberaba, assim como todas as outras unidades prisionais do estado, tem adotado várias ações para prevenir e controlar a disseminação do novo coronavírus.

Entre elas, cita o encaminhamento de todas as pessoas presas em Minas Gerais para uma unidade específica em cada região, para 15 dias de quarentena e observação antes de seguirem para a unidade de destino.

“Após a observação e atestada a sua saúde são encaminhadas para as demais unidades prisionais do estado”.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)