(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ONDA ROXA

COVID-19: Itamonte fica uma semana sem registro de mortes

Comparação é desde o começo de março deste ano; prefeitura publicou nota para informar o cenário na cidade


10/04/2021 16:29 - atualizado 10/04/2021 21:38

Itamonte registra melhora nos casos de COVID-19 durante onda roxa(foto: Reprodução Itamonte)
Itamonte registra melhora nos casos de COVID-19 durante onda roxa (foto: Reprodução Itamonte)
A Prefeitura de Itamonte, no Sul de Minas, publicou um comunicado oficial para mostrar o cenário da pandemia do novo coronavírus na cidade. Dados apontam que o município registrou, neste sábado (10/4), a primeira semana sem óbitos nos últimos 40 dias.

 

De acordo com a prefeitura, as medidas de distanciamento social adotadas pelo município começaram a surtir efeito e Itamonte teve grande melhora nos índices da COVID-19. “Hoje, 10/04, completamos a primeira semana sem nenhum óbito, desde 01/03”, disse prefeitura.

Dados também mostraram que desde o dia 24 de março, o número de pessoas internadas caiu de 20 para 1 e o registro de pessoas em quarentena saltou de 102 para 41, além disso, o número de pessoas com síndromes gripais recuou de 212 para 81.

 

“Estes números provam que as medidas mais restritivas adotadas em nossa cidade, antes até da decretação da onda roxa pelo governo do estado, mesmo que incompreendidas num primeiro momento, foram fundamentais para aliviar a Casa de Caridade de Itamonte e salvar vidas”, afirma prefeitura.

 

Segundo o último boletim municipal, Itamonte tem 1.282 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sedo 27 mortes confirmadas pela doença. “Ressaltamos que os números da Covid-19 continuam avançando em nossa região, no estado e no resto do país e que a epidemia só terá fim com o avanço da vacinação’, diz.

 

No fim do mês passado, o agravamento da COVID-19 preocupou a administração municipal. O prefeito Alexandre Filadelfo postou um vídeo nas redes sociais para alertar a população sobre a situação na cidade, com pacientes aguardando vaga na UTI. Na época, em oito dias, foram mais de 140 casos confirmados e mais dois óbitos.

 

“Para mantermos esses números sobre controle e evitarmos novos picos, é fundamental a colaboração de todos os cidadãos, evitando aglomerações, utilizando máscaras, realizando higienização frequente das mãos e, principalmente, só saindo de casa em casos de necessidade, para trabalhar, comprar alimentos, medicamentos ou buscar atendimento médico”, ressalta.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)