(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

COVID-19 em Minas está em 'tendência de estabilização', diz secretário

Fábio Baccheretti informou que os gráficos mostram estabilização na transmissão do coronavírus, mas o Estado ainda enfrenta números altos de mortes


08/04/2021 09:15 - atualizado 09/04/2021 20:38

(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)

 

O secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou durante coletiva nesta quinta-feira (8/4) que a curva de transmissão e mortes por COVID-19 em Minas Gerais demonstra melhora. Baccheretti concedeu entrevista coletiva, nesta quinta-feira (8/4) acompanhado do governador de Minas, Romeu Zema (Novo).

 

De acordo com o gestor, os dados mostram que o estado está em um platô, ou seja, há uma estabilização na transmissão, mas ainda com muitos casos. 

 

'Mas o dado importante para fazer a fotografia do estado e como estamos hoje em relação ao vírus é esse: estamos em tendência de estabilização, umas regiões melhorando e outros piorando, mas a maior parte do estado, em número absoluto, está melhorando, muito relacionado às medidas do estado em relação à Onda Roxa', afirmou.

 

O secretário se refere à fase de medidas mais rígidas do programa Minas Consciente. Se há uma estabilização na transmissão, por outro lado, o secretário informou que os gráficos demonstram crescimento no número de mortes em Minas. "Estamos vivendo um crescimento constante no número de óbitos, nunca vivenciado antes", informou.

 

O pico pelo qual passa o estado, neste momento, ainda será percebido no aumento de números de mortes  nas semanas que virão. 'O óbito que viveremos daqui a algumas semanas é relacionado a esse pico que estou demonstrando hoje, então, provavelmente, teremos crescimento de óbitos', completou.

Leia também: 'Corremos risco de intubados acordarem por falta de sedativos', diz Zema
E mais: Governador culpa prefeituras por pausas na vacinação e não quer vacinas estocadas
Zema lamenta que governo Bolsonaro tenha menosprezado 'inimigo tão poderoso'

 

Baccheretti informou que há um crescimento no número de mortes, números que ainda não haviam sido registrados em Minas desde o início da pandemia

O secretário apontou ainda que a maior parte do estado, em números absolutos, apresenta melhora nos indicadores em relação à onda roxa do Minas Consciente. No entanto, na maior parte das regiões, a classificação mais dura do programa  deverá ser mantida.

 

O momento é de grande preocupação em relação à ocupação dos leitos nas unidades de terapia intensiva (UTI), conforme salientou o secretário. 'A ocupação de leitos reflete, um pouco também atrasada, a queda da incidência, por isso a nossa expectativa de conseguir, paulatinamente, ir progredindo no estado.'

Onda Roxa


Ainda na coletiva, Baccheretti informou que a onda roxa - fase mais restritiva do programa Minas Consciente - será prorrogada em parte do estado até 18 de abril. Algumas macro e microrregiões de Saúde, no entanto, passarão para a onda vermelha do programa a partir de segunda-feira (12/04).

A macrorregião Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros, Bocaiúva e Taiobeiras avançarão para a fase vermelha do Minas Consciente. Essas localidades serão monitoradas até sexta-feira (09/04) para analisar se haverá ou não piora nos indicadores. Caso o cenário se mantenha estável, haverá a progressão.

 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)