(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISOLAMENTO SOCIAL

Comércio fechado esvazia ruas de BH e evidencia 'furões' da quarentena

Supermercados, sacolões, açougues e padarias não abriram as portas na manhã deste domingo por restrição de decreto municipal


28/03/2021 11:24 - atualizado 28/03/2021 18:44

Ver galeria . 28 Fotos BH fica quase deserta neste domingo (28/03) de manhã e evidencia 'furões da quarentena'Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
BH fica quase deserta neste domingo (28/03) de manhã e evidencia 'furões da quarentena' (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press )


A pandemia do novo coronavírus se agravou e medidas de afastamento social precisaram ser impostas para evitar piora no atendimento hospitalar que segue esgotado de pacientes. Neste domingo (28/03), Belo Horizonte teve uma manhã quase deserta em obediência ao Decreto Municipal 17.572, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), que impede o funcionamento de algumas atividades consideradas essenciais.

Supermercados, sacolões, açougues e padarias que ficam lotados de clientes num habitual domingo de manhã, fecharam as portas. A reportagem do Estado de Minas circulou por diversos pontos da capital e o que se viu foi pouca gente e pouco carro pelas ruas.



Comércio aberto, somente as farmácias, com movimento bem tímido. Com o delivery permitido na cidade, o fluxo mesmo é de entregadores que carregam mochilões nas costas em cima de bicicletas e motocicletas.

A Avenida Brasil, no Bairro Santa Efigênia, estava quase deserta. Na interditada Praça Floriano Peixoto, só se ouve o som dos pássaros.

Avenida Brasil quase deserta neste domingo de comércio fechado(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Avenida Brasil quase deserta neste domingo de comércio fechado (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)


Comprar o jornal de domingo? Não nas bancas tradicionais, já que elas também estão impedidas de abrir.

Por outro lado

Contrariando as medidas de restrições que pedem à população para ficar em casa, a pista de caminhada da Avenida Bandeirantes registrou alguns "furões da quarentena”. O cenário foi o mesmo ao redor da Praça JK, onde nem o fechamento com grades foi capaz de impedir caminhada e atividades esportivas do lado de fora.

Pista de caminhada da Avenida Bandeirantes neste domingo(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Pista de caminhada da Avenida Bandeirantes neste domingo (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)


Já na Avenida dos Andradas, com a pista de cooper e atividades esportivas fechadas, praticantes usufruíram da via ao lado.

A reportagem também flagrou uma padaria comercializando produtos na Rua Euclasio, Bairro Paraíso, Região Leste de BH.

Sabará ou BH?

Limite entre Sabará e Belo Horizonte(foto: Celso Martins/Divulgação)
Limite entre Sabará e Belo Horizonte (foto: Celso Martins/Divulgação)


Na Avenida Contagem, no Bairro Santa Inês, Região Leste de BH, moradores da capital só precisam atravessar a rua para achar padaria e supermercado abertos, já que do outro lado é o município de Sabará, que permanece com os serviços essenciais funcionando.

Por lá o movimento é grande: muitos carros e muitas pessoas fazendo compras normalmente.


Por que fechar a cidade?

A medida é mais uma tentativa de amenizar a difícil situação no controle à doença, que tomou proporções gigantescas em março. A capital mineira contabilizou 3.145 mortes e soma mais de 138 mil casos da doença desde março do ano passado. A ocupação das UTIs está atualmente em 107,5%, enquanto 88,5% das enfermarias estão com pacientes.

Na visão do médico infectologista e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Estevão Urbano, a nova regra é muito importante para evitar aglomerações aos domingos. Ele afirma que, diante de uma situação de emergência, vale tentar fazer qualquer coisa para diminuir o caos da COVID-19.

“Chegamos a um cenário em que já há justificativa para tudo. Quando o colapso chega, qualquer medida é justificável. Quando se coloca tudo na balança, vemos o que é possível ser feito. Boa parte do movimento é de pessoas que trabalham nos serviços essenciais, um volume grande de pessoas que vão para hospitais, clínicas, padarias e supermercados. É difícil mexer esse volume. Muita coisa já está fechada. O objetivo é diminuir o movimento, já que as pessoas tendem a sair mais de casa no domingo”, afirma.

Atividades não essenciais já não poderiam abrir as portas desde 6 de março. Aparecem na lista lojas de roupas, bares e restaurantes (consumo no local), setor de eventos, cinemas, feiras, shoppings, clubes de lazer, clínicas de estéticas e salões de beleza, parques de diversão, feiras, escolas e academias.


O que pode funcionar


» Artigos farmacêuticos
» Combustíveis para veículos automotores
» Artigos farmacêuticos, com manipulação de fórmula
» Artigos de ótica
» Artigos médicos e ortopédicos
» Comércio de medicamentos veterinários


O que não pode funcionar


» Padarias
» Supermercados
» Casas de carnes
» Mercearias
» Lojas de material elétrico e hidráulico
» Agências bancárias
» Casas lotéricas
» Bancas de jornais
» Agências de correios e telégrafos
» Comércio de laticínios e frios
» Peixarias
» Indústrias em geral

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)