Publicidade

Estado de Minas MANIFESTAÇÃO

Comerciantes fazem carreata pela reabertura de lojas em BH e região

Os veículos saíram da Cidade Administrativa e foram até a sede da Prefeitura de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (26/3)


26/03/2021 11:30 - atualizado 26/03/2021 13:55

Trajeto da Avenida Cristiano Machado, sentido centro, ficou parado(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Trajeto da Avenida Cristiano Machado, sentido centro, ficou parado (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Comerciantes de Belo Horizonte e Região Metropolitana fazem, na manhã desta sexta-feira (26/03), uma carreata pela reabertura dos estabelecimentos e lojas na cidade. Em razão do agravamento da pandemia do novo coronavírus, as atividades não essenciais estão fechadas, na capital, desde o dia 6 março, por determinação da PBH.
 
 

A concentração ocorreu na Cidade Administrativa, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. De lá, a carreata saiu em direção à sede da prefeitura da capital, na Avenida Afonso Pena, Região Centro-Sul, onde chegou por volta de 12h.  

Trânsito também ficou confuso na porta da Prefeitura de Belo Horizonte, no centro(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Trânsito também ficou confuso na porta da Prefeitura de Belo Horizonte, no centro (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)


Antes, no túnel da Lagoinha, na avenida Cristiano Machado, sentido centro da capital, cerca de 40 veículos que participavam da ação ficaram parados por trinta minutos, em protesto. De acordo com a BHTrans, o trânsito já foi liberado no local. 

Segundo Rômulo de Andrade, dono de uma padaria em Ribeirão das Neves, o movimento tem como objetivo protestar contra o fechamento completo do comércio, como é adotado atualmente em BH, e pela volta da flexibilização das atividades, com respeito às medidas e recomendações dos órgãos responsáveis. 

“Todas as orientações que são passadas para a gente, nós seguimos. Todos os comerciantes aqui são conscientes, sabemos da gravidade da situação sanitária de saúde, não somos inerentes à dor dessas famílias. Porém, precisamos continuar trabalhando. Não somos nós os causadores disso tudo”.

O comerciante abriu seu estabelecimento pouco tempo depois da pandemia atingir o Brasil, em fevereiro de 2020. Segundo o manifestante, contanto que os estabelecimentos sigam as medidas sanitárias como uso de máscaras, álcool em gel e controle de pessoas dentro do espaço, não há razão para manter os comércios fechados ou com toque de recolher. 

“A medida de fechamento até 20h, como em alguns municípios da região metropolitana, por exemplo, está tendo efeito contrário. Antes eu tinha uma base de 30 a 40 clientes hora, até 20h chegamos a atender 80 pessoas. A população estava acostumada a ter o comércio até as 22h ou lugares que funcionavam por 24h”.

Rômulo também reclama sobre o novo decreto da prefeitura que proíbe o funcionamento de setores alimentícios, como supermercados e padarias, em vigor neste fim de semana na capital mineira. A partir do próximo dia 28, apenas farmácias e postos de combustível estarão autorizados a funcionar aos domingos entre as atividades comerciais.

“Está insustentável a situação. Temos que demitir funcionários que são pais de família. Agora vem mais esse fechamento total no fim de semana. Alguns dependem do comércio aberto no domingo porque é onde mais dá lucro. O que falta para falar ‘a cidade não abre nenhum estabelecimento’? Acho que não falta mais nada”.
 

Minas segue com média de casos alta

 
Minas Gerais registrou 14.062 casos e 316 mortes por COVID-19 em 24 horas. Há uma semana, eram 7.334 casos confirmados e 172 mortes no mesmo período. Os números dobraram em sete dias. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) nesta sexta-feira (26/3), o estado totaliza 1.081.981 casos confirmados. São até o momento, 22.887 óbitos. 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade