(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Hospital Municipal de Pedro Leopoldo abre mais 10 leitos para COVID-19

Localizado no Centro da cidade, o local terá 30 leitos de enfermaria, sendo quatro de urgência. Além disso, UPAs vão funcionar até 0h nos finais de semana


23/03/2021 17:36 - atualizado 23/03/2021 18:18

Para o secretário de Saúde, é mais seguro manter os pacientes no Hospital Municipal Francisco Gonçalves, porque o oxigênio medicinal é canalizado e há uma previsão estadual da falta desse insumo em cilindro(foto: Prefeitura de Pedro Leopoldo/Divulgação )
Para o secretário de Saúde, é mais seguro manter os pacientes no Hospital Municipal Francisco Gonçalves, porque o oxigênio medicinal é canalizado e há uma previsão estadual da falta desse insumo em cilindro (foto: Prefeitura de Pedro Leopoldo/Divulgação )
Após o Hospital Municipal Francisco Gonçalves passar o final de semana no sufoco com a taxa de ocupação de leitos de enfermaria exclusivos para COVID-19 em 100%, no domingo (21/3), a Secretaria de Saúde de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai abrir mais 10 leitos para desafogar a rede SUS de atendimento na cidade.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Pedro Leopoldo, Hélio Néri, ainda nesta semana os novos leitos estarão funcionando e, para isso, algumas áreas não utilizadas do Hospital Municipal já foram esvaziadas, novos equipamentos foram adquiridos e a ampliação da equipe médica está sendo providenciada.
 
Agora, o Hospital Municipal ficará ao todo com 30 leitos de enfermaria, sendo quatro de urgência. Além disso, a partir de sexta-feira (26/3), o pronto-atendimento do Bairro Lagoa Santo Antônio começa a funcionar aos finais de semana, de sexta-feira a domingo, de 7h a 0h.
 
“O objetivo é desafogar o hospital com os casos leves e cobrir o funcionamento dos 16 ESF’s que funcionam de segunda a sexta-feira”, afirma Néri.
 
As portas de entrada de pacientes com COVID-19 em Pedro Leopoldo são nos dois pronto-atendimentos, o Central, que fica junto ao Hospital Municipal Francisco Gonçalves, e o da Região Norte, no Bairro Lagoa São Antônio. Os dois bairros são os que têm maiores números registrados de pessoas infectadas pela COVID-19, no Centro, com 692 casos e no Lagoa Santo Antônio, com 383 registros.
 
No boletim epidemiológico desta terça-feira (23/3), 72 novos casos foram registrados, totalizando 3176 e uma morte confirmada, somando 54 pessoas que perderam a vida pela doença na cidade. Três mortes estão sob investigação.
 
Sobre outras possibilidades de atendimento aos pacientes com COVID-19, segundo a Secretaria de Saúde, os casos que precisam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a cidade conta com a Central de Leitos de Belo Horizonte e os casos mais graves são transferidos para a capital.
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o CIAS João Indiano foi adquirido na gestão passada, no final do mandato para também atender os casos menos graves de COVID-19, mas a gestão atual verificou as reais condições e identificou que o espaço necessita de muitas adaptações para que possa funcionar, e pela urgência do momento, optou por ampliar leitos no Hospital já existente. 
 
“Estrategicamente, é mais ágil que adequar tudo o que precisa ser adequado no outro espaço. Além disso, como no Hospital o oxigênio é canalizado e há uma previsão estadual da falta desse insumo em cilindro, consideramos mais seguro manter os pacientes no Hospital Municipal."
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)