
A ampliação é necessária devido ao grande número de internações que Betim tem registrado. Na segunda-feira (22/3) a taxa de ocupação dos leitos clínicos no hospital de campanha foi de 92,5%. Dos 80 disponíveis, 74 estavam ocupados, sendo que 71 são pacientes residentes de Betim e três de outras cidades.
A taxa de ocupação de UTI estava em 90,2%, dos 82 leitos disponíveis, 74 estavam em uso. Desses, 54 pessoas são residentes de Betim e 20 são pacientes de outras cidades.
Para esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde já havia planejado a abertura de mais leitos, com o objetivo de chegar a 90 clínicos e 90 de UTI. Agora, com o repasse dos respiradores, será possível ampliar a capacidade de internação e, gradativamente, chegar a 110 leitos no Centro de Cuidados Intensivos.
Os respiradores doados vieram da Fiemg, em parceria com indústrias de Minas Gerais, que destinou mais de 100 ventiladores mecânicos para o estado, que repassou às cidades com capacidade de ampliação imediata. Os equipamentos também foram para Belo Horizonte, Juiz de Fora, Timóteo, Montes Claros, Viçosa, Ponte Nova, São Lourenço, Paracatu e São João del-Rei.
O secretário-adjunto de Saúde, Augusto Viana, comemorou a chegada dos equipamentos. "Esses respiradores contribuirão para aumentar a oferta de leitos de UTI para atendimento dos usuários de Betim e de toda a nossa microrregião de Saúde. Chegam em boa hora e serão muito bem utilizados." Betim atende outros 12 municípios de sua microrregião de Saúde.
