(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: Governador Valadares reforça tratamento precoce da doença

Quem testar positivo receberá remédios como hidroxicloroquina, prescritos por médicos; ocupação de UTIs na cidade chega a 100% nos hospitais públicos e privados


22/03/2021 20:40 - atualizado 22/03/2021 21:12

O atendimento nos postos de saúde (ESF) dos bairros e distritos foi implantado pela SMS como forma de descentralizar o atendimento na Policlínica Central, no Centro de Valadares(foto: Tim Filho/Esp. EM)
O atendimento nos postos de saúde (ESF) dos bairros e distritos foi implantado pela SMS como forma de descentralizar o atendimento na Policlínica Central, no Centro de Valadares (foto: Tim Filho/Esp. EM)
O boletim epidemiológico editado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Governador Valadares divulgou, nesta segunda-feira (22/3), mais sete mortes de pacientes que testaram positivo para a COVID-19 e outras duas mortes de pacientes com sintomas da doença, que estão sob investigação.

 

Além dessas mortes, o boletim registrou mais 110 casos confirmados de COVID-19, o índice de 100% na ocupação dos leitos UTI COVID-19 SUS nos hospitais públicos e 100% na ocupação dos leitos UTI COVID-19 nos hospitais da rede privada local.

 

A SMS informou também que continua firme nos trabalhos para combater a pandemia do novo coronavírus e a COVID-19. E que nesta segunda-feira reforçou o “atendimento precoce” para 25 Estratégias de Saúde da Família (ESF).

 

O serviço conta com testagem a partir do terceiro dia de sintomas até o oitavo dia, por meio do exame RT-PCR (swab nasal) e teste rápido, a partir de 14 dias de sintomas, além do fornecimento das medicações do protocolo prescrito.

 

O objetivo, de acordo com a SMS, é reforçar a descentralização do atendimento e assim direcionar para Policlínica apenas casos moderados a graves.

 

“É importante destacar que, desde julho do ano passado, este tipo de tratamento já era ofertado aos usuários da rede pública de saúde nos postos de saúde e na Policlínica. Porém, todas as medicações são prescritas a critério do médico de acordo com cada caso”, informou a SMS em nota.

 

Segundo a SMS, o município segue os protocolos determinados pelo governo federal referente às seguintes medicações: hidroxicloroquina, cloroquina, zinco, ivermectina, azitromicina e vitamina D.

 

“Por isso, a orientação dos especialistas é que ao manifestar sintomas gripais, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para atendimento médico”, destacou a nota.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)