(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ITABIRA

'Não é fácil ver parente ou amigo intubado em UTI', diz gestor de hospital

O clima é de guerra contra um inimigo invisível, que agora atinge pessoas cada vez mais jovens, diz provedor


18/03/2021 13:19 - atualizado 19/03/2021 14:23

(foto: HNSD/Divulgação )
(foto: HNSD/Divulgação )
"Já não vivemos mais um drama, mas um verdadeiro caos", esse é o desabafo do provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, Região Central do estado, Vaquimar José Vaz. A instituição, que tem 162 anos de história, jamais passou por momento tão dramático revelou o gestor em carta aberta à população divulgada na quarta-feira (17/3). O clima é de guerra, onde o inimigo invisível está tomando outra vertente, atingindo os mais jovens. "Acabou o grupo de risco. Estamos recebendo muitos pacientes entre 35 e 50 anos", lamenta o gestor.
 
"Não estamos diferente do Brasil afora. O hospital chegou ao limite. Leitos de UTI e enfermaria com 100% de ocupação. A população não cooperou, e agora sofremos os efeitos que começaram nas eleições, fim de ano e carnaval somados", lamenta o provedor.

(foto: HNSD/Divulgação )
(foto: HNSD/Divulgação )

O hospital é referência na região para 29 municípios, atende uma população em torno de 500 mil habitantes. "Temos dois hospitais, mas infelizmente não conseguimos mais acolher pacientes. A alternativa é sugerimos que procurem outros hospitais em outra cidade."

Vaquimar Vaz diz que o Nossa Senhora das Dores tem espaço e recurso para ampliar leitos. "Mas não temos pessoal. Nossas equipes estão exaustas e não encontramos profissionais para subsitui-los e nem para atender a possíveis novos leitos." Somam 50 os funcionários afastados por suspeita de COVID-19. Quinze casos já foram confirmados.
 
Faltam vacinas para imunizar todo o pessoal. De um total de 1.200 funcionários e outros 100 prestadores de serviços, 800 já receberam a vacina. "Porém, mesmo dentro da priorização estabelecida pelo programa de imunização, ainda temos 400 colaboradores sem a vacina. O que é grave. Para uma pessoa que trabalha em hospital, mesmo em setores administrativos, o contato com quem está na linha de frente do atendimento é inevitável."
 
Ele ressaltou a dedicação dos funcionários que estão em todas as frentes de trabalho, mas diz que muitos trabalham com medo. A instituição não consegue contratar desde pessoal da higienização e limpeza até profissionais médicos.
 
Outra preocupação são os grupos com outras comorbidades, hipertensos, cardiopatas, diálise etc. "Toda a tipologia por se tratar de um hospital-geral. Não sabemos até quando conseguiremos mander o equilíbrio." O hospital suspendeu as cirurgias eletivas e fechou o ambulatórios de atendimentos. "Mas casos de emergência, temos que nos virar", desabafa Vaz.
 
No pronto-atendimento, a média diária de atendimentos COVID-19 praticamente quadruplicou, saltando de 34, em fevereiro, para 134, em março. O pronto-socorro está saturado. São mais de 160 por dia só de casos de coronavirus, um aumento de 220% em relação a fevereiro. Os atendimentos estão sendo realizados em cadeiras, sem leitos, inclusive, de observação. 

Campanha 'agressiva'  

Vaquimar apela aos meios de comunicação e aos gestores de saúde pública para "uma ampla campanha agressiva, que mostre o que é uma pessoa intubada, cercada de gente paramentada da cabeça aos pés. Só assim para sensibilizar a população. Não teremos vacina tão cedo e o que temos agora é ficar em casa. Usar máscara e higienizar o tempo todo", adverte.
 
A carta aberta do HNSD diz que em mais de 160 anos de vida já vivenciou muitos momentos dramáticos, como a epidemia de febre amarela no fim do século XIX, a pandemia de febre espanhola no início do século XX e outros tantos desafios à saúde dos moradores de Itabira e região. "Mas nada se compara ao que estamos vivendo nestes dias."
 
A Prefeitura de Itabira informou que registrou até quinta-feira (18/3), 11.194 casos positivos de COVID-19. O município teve recorde de mortes, com sete óbitos em 24 horas. São 109, ao todo, desde o início da pandemia. Atualmente, todos os 32 leitos de UTI exclusivos para a Covid (26 SUS e seis de convênios) estão ocupados, bem como os 55 leitos de enfermaria. 
 
Segundo a assessoria, desde o início de janeiro, a prefeitura tem adotado ações para fazer frente à Covid-19.  Viabilizou o funcionamento de dez novos leitos de UTI exclusivos para o tratamento de infectados pelo coronavírus. Dobrou a capacidade de atendimento do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). 
 
Foram divulgados três decretos com medidas mais restritivas do que as do Minas Consciente, de acordo com a prefeitura. O município determinou a retomada das barreiras sanitárias, a desinfecção de pontos de ônibus e prédios públicos. Adotou a restrição no número de passageiros no transporte coletivo e implantou o escalonamento no horário do comércio. 
 
Por causa do avanço impressionante de novas infecções, Itabira e outras cidades da região anteciparam a entrada na Onda Roxa do Minas Consciente, desde o dia 8 de mrço. A prefeitura infoma quem investiu na contratação de 15 novos fiscais para reforçar a fiscalização das ações de combate a pandemia. "O município ainda tem debatido meios para a ampliação no número de leitos e conta com uma consultoria de especialistas do Hospital Albert Einstein, custeada por meio de uma parceria com a Vale."
 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)