(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Uberaba abre Unidades de Saúde no fim de semana para aliviar UPAs

Devido o aumento de casos da COVID-19, segundo o secretário Municipal de Saúde, nos finais de semana, as UPAs estão ficando muito demandadas


12/03/2021 21:30 - atualizado 12/03/2021 21:44

Atual boletim epidemiológico da COVID-19, em Uberaba, divulgado na noite desta sexta-feira (12/3)(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Atual boletim epidemiológico da COVID-19, em Uberaba, divulgado na noite desta sexta-feira (12/3) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Para diminuir a demanda nas unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Uberaba e acrescentar mais uma medida de combate à COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu abrir, aos finais de semana, mais três unidades de Saúde exclusivamente para pacientes com síndrome gripal. Nesses novos atendimentos não está descartada a possibilidade de aparecer casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
 
Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, a partir deste fim de semana, todo sábado e domingo ficarão abertas, das 7h às 12h, as unidades de Saúde Edison Reis, no Bairro São Cristóvão; Aluízio Prata, no Elza Amui, e Roberto Árabe, na Vila Celeste. 
 
“O paciente que estiver próximo a esses bairros e apresentar sintoma gripal deverá procurar essas unidades. Nos finais de semana, as UPAs estão ficando muito demandadas para atendimento desses pacientes, principalmente com o aumento de casos da COVID-19 na cidade", explicou o secretário de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo Neto.
 
Já fizemos toda a orientação e organizamos a logística, assim, o médico da Unidade de Saúde terá a autonomia de encaminhar um paciente, que ele julgar grave, direto para o Hospital Regional para fazer mais exames, por exemplo, uma tomografia”, disse o secretário.

Segundo Sétimo Bóscolo Neto, após a implantação desse sistema, toda a logística será analisada e existe a possibilidade de ampliação da quantidade de unidades para operar nesse modelo.
 

Diagnóstico 


Para a diretora de Atenção em Saúde de Uberaba, Sandra Pimenta, essa medida terá um papel fundamental no tratamento dos pacientes de Uberaba, já que será feito um diagnóstico desses pacientes ainda no início dos sintomas. 
 
“Temos vários indicativos e muitos estudos que apontam que essa é uma medida que impactará diretamente no índice de internação destes pacientes”, afirmou.
 
Desde o início da pandemia, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na noite desta sexta-feira (12/3), foram registrados em Uberaba 16.774 casos positivos de COVID-19, sendo que desses 393 pessoas morreram e 15.106 se recuperaram. 

A realidade da ocupação dos leitos/COVID, principalmente de UTI/rede privada, é bem preocupante no município, pois a taxa está em 91%.

Já a taxa de ocupação dos leitos UTI/COVID da rede pública está em 56%.

A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria em Uberaba está em 77% na rede pública e de 50% na rede privada.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)