(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: Idosos de 79 anos já são vacinados nesta quinta (11/03) em BH

Vacinação foi ampliada para a faixa etária depois de uma nova remessa da vacina ser entregue à Belo Horizonte na terça-feira (9/03)


11/03/2021 09:29 - atualizado 11/03/2021 12:56

Idosos de 79 e 80 anos são vacinados nesta quinta-feira (11/3) em Belo Horizonte(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Idosos de 79 e 80 anos são vacinados nesta quinta-feira (11/3) em Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
 
Belo Horizonte avança mais uma casa na vacinação da população contra a COVID-19. Idosos de 79 anos já começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (11/03), simultaneamente com as pessoas de 80 anos.


A mudança de planos veio em razão da chegada de mais 303.600 doses de imunizantes contra o novo coronavírus em Minas Gerais, conforme anunciado pelo governador Romeu Zema, na terça-feira (9/03). Com a nova remessa, foram entregues à BH mais 37 mil doses da vacina Coronovac.

Prefeitura prevê que cerca de 11,5 mil idosos com 79 anos sejam vacinados(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Prefeitura prevê que cerca de 11,5 mil idosos com 79 anos sejam vacinados (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Antes da ampliação da vacinação, a expectativa da PBH era de que pelo menos 42 mil pessoas da faixa etária recebessem a primeira dose dos imunizantes. Agora a esperança aumenta, a possibilidade é de que 11,5 mil idosos de 79 anos residentes na capital também sejam vacinados ainda nesta semana.

'Ainda não estou feliz'


Maria Salete Chalub Macedo, 80, com o filho João Paulo, após ser vacinada, no drive-thru do Boulevard Shopping (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Maria Salete Chalub Macedo, 80, com o filho João Paulo, após ser vacinada, no drive-thru do Boulevard Shopping (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A aposentada Maria Salete Chalub Macedo, de 80 anos, foi ao ponto de imunização de drive-thru do Boulevard Shopping, nesta quinta-feira (11/03), acompanhada do filho, João Paulo, para receber sua primeira dose da vacina. Emocionada, a senhora diz que mesmo que a sensação de segurança seja maior, ainda não está feliz.

“Estou muito agradecida a Deus e aos cientistas que descobriram a vacina, mas feliz ainda não estou. Feliz estaria se os meus filhos já estivessem vacinados. Já era para eles estarem tomando essa vacina se não fosse a confusão e atraso do governo do país”, reclamou a aposentada.

Ela também ressalta que, mesmo depois de vacinada, continuará tomando todos cuidados necessários para garantir a própria segurança e de sua família durante a pandemia. “Graças a deus acreditei no que os cientistas falaram. Vou continuar obedecendo todos os protocolos. Foi graças a isso que pude tomar a vacina hoje”, disse.

Onde vacinar


O grupo que for se vacinar deve se dirigir a um dos 160 centros de saúde da cidade, das 7h30 às 15h30, ou em um dos postos drive-thru montados pela prefeitura, das 8h às 15h. Confira onde os postos para veículos estão localizados:

  • Cop/BHTrans (Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis)
  • UFMG (Avenida Antônio Abrahão Caram, 763, Pampulha) 
  • Boulevard Shopping (Entrada pelo estacionamento da Rua Professor Otaviano Almeida, Santa Efigênia). 

O idoso deve levar documento de identidade e um comprovante de residência. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde Municipal recomenda a presença de apenas um acompanhante por pessoa.

Para os idosos de 82 a 85 anos que ainda não conseguiram ser vacinados, a prefeitura separou pontos de imunização específicos para recebê-los. Confira no site.

Segunda dose


A PBH informou que, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19 do Ministério da Saúde, a primeira e a segunda dose da Coronavac estão sendo reservadas para todos os vacinados.

A segunda dose deve ser aplicada em um intervalo entre duas e quatro semanas. Conforme dados da prefeitura, até o momento 10.405 idosos receberam a segunda rodada da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac. 

De acordo com a prefeitura, as doses de Coronavac remanescentes desta última remessa serão incorporadas para uso em uma nova faixa etária após a capital mineira receber mais vacinas.

A aplicação da segunda dose do imunizante Astrazeneca, desenvolvida pela FioCruz em parceria com a universidade de Oxford, está prevista para começar em maio de 2021 em Belo Horizonte.
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)