(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APURAÇÃO

Prefeitura de BH recebe mais de 140 denúncias de 'fura-filas' em vacinação

De acordo com a PBH, casos de possíveis irregularidades durante imunização contra a COVID-19 estão em investigação e são de hospitais e clínicas particulares


10/03/2021 19:26 - atualizado 10/03/2021 19:52

Mais de 140 denúncia de
Mais de 140 denúncia de "fura-filas" são investigadas pela Prefeitura de BH (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) investiga 148 casos dos chamados “fura-filas” da vacinação contra a COVID-19 na capital mineira. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são situações em que pessoas foram vacinadas de forma indevida por não estarem em grupos contemplados.

As denúncias, segundo o Executivo municipal, ocorreram entre 18 de janeiro e 5 de março e foram recebidas pela ouvidoria. De servidores da PBH, foram vacinados apenas funcionários dos 152 postos de saúde da capital mineira e profissionais de saúde que atendem em serviços de urgência e emergência, como em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Denúncias sobre supostos fura-filas podem ser feitas pela ouvidoria da PBH, por meio do link.

Investigação na SES


Nessa segunda-feira (8/3), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu um inquérito civil para apurar irregularidades na vacinação de servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Já nesta quarta-feira (10/3), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, falou sobre os motivos que levaram à vacinação de servidores administrativos da Saúde estadual antes de idosos e profissionais de saúde na linha de frente do enfrentamento à doença. 

O secretário garantiu que, assim como determina a priorização de grupos populacionais definida pelo Ministério da Saúde, trabalhadores em home office não receberam a vacina.

Um grupo de deputados estaduais mineiros anunciou o início da coleta de assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar os servidores da Secretaria de Estado de Saúde que receberam a vacina contra a COVID-19.

Segundo apurou o Estado de Minas, o documento já tem pelo menos 30 assinaturas – eram necessárias 26 para dar prosseguimento ao pedido. O aval à criação do colegiado caberá ao presidente do poder Legislativo, Agostinho Patrus (PV).

(Com informações de Gabriel Ronan e Guilherme Peixoto)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)