(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

COVID-19: prefeitura de Coronel Fabriciano diz não à onda roxa

O prefeito de Coronel Fabriciano disse que o STF já decidiu sobre a autonomia dos municípios, que podem decidir as políticas públicas de saúde que devem seguir


10/03/2021 20:48 - atualizado 10/03/2021 21:15

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius (sem máscara), disse que seu município continua firme com as políticas públicas de saúde para conter a COVID-19, sem obedecer a onda roxa(foto: Divulgação PMCF)
O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius (sem máscara), disse que seu município continua firme com as políticas públicas de saúde para conter a COVID-19, sem obedecer a onda roxa (foto: Divulgação PMCF)

O governador Romeu Zema (Novo) disse reiteradas vezes que a onda roxa do Plano Minas Consciente é impositiva, e os municípios que forem inseridos nessa onda terão de obedecer às determinações do governo do estado para conter a epidemia do novo coronavírus.

Mas a prefeitura de Coronel Fabriciano disse não à onda roxa. E anunciou hoje que vai seguir o Plano Municipal de Enfrentamento à COVID-19, caso o Vale do Aço entre nessa onda. 
A decisão foi acordada pelo Comitê de Gestão de Crise do Município e Enfrentamento à COVID-19 em reunião realizada nesta quarta-feira (10/3), e anunciada pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, que é médico, e no meio político é conhecido como Dr. Marcos Vinícius. 

“Fabriciano vem trabalhando com muita transparência e seriedade, entendendo que a doença veio para ficar. O objetivo do isolamento era preparar o sistema de saúde. E isso, Fabriciano vem fazendo com eficácia e continua firme com as políticas públicas de saúde, mantendo a evolução de casos sob controle. Lockdown não vai resolver o problema, a vacinação em massa sim, sobretudo, dos grupos prioritários”, disse o prefeito.

O prefeito se diz seguro na sua afirmação, porque a decisão foi tomada com base nos dados epidemiológicos, estrutura da rede de saúde (capacidade instalada, possibilidade de ampliação e taxas de ocupação) e ações em curso, além de evidências científicas.

No entendimento do comitê, as medidas restritivas já adotadas pelo município têm similaridades às normas do estado e sugeridas pelos órgãos oficiais de Saúde, adaptadas à realidade local. 

Há também um entendimento jurídico que sustenta a posição do prefeito em relação à onda roxa. “Apesar de o estado entender como obrigatória, independentemente da adesão ao Minas Consciente, o STF decidiu em favor do município na RCL 42.591, que compete ao município definir suas políticas públicas de saúde no enfrentamento à pandemia e que o município tem autonomia e competência para tanto, sendo que a decisão foi decidida independentemente de cor de onda”, afirmou
 

Restrições e fiscalizações

Na reunião desta quarta-feira (10/3), o comitê ampliou as regras de restrições – com destaque para os setores de lazer e entretenimento – e ampliação das ações de fiscalização, com punição para quem descumprir o decreto municipal. 

Na próxima segunda-feira (15/3), a prefeitura vai publicar novo decreto para reforçar as medidas de prevenção e ampliar as restrições, bem como a fiscalização e punição de quem descumprir. Dentre elas, está a proibição de utilização dos espaços público de lazer no município.
 
O encerramento das atividades presenciais dos bares terá de ser após às 21h, com liberação imediata das ruas. As atividades esportivas coletivas serão suspensas por 21 dias.

A prefeitura também vai exigir um maior rigor por parte das igrejas no cumprimento das medidas restritivas. Também será mais rígida a fiscalização das empresas de transporte público, sujeito à multa em caso de descumprimento.

E será mantido o uso obrigatório de máscaras faciais, disponibilização de álcool em gel pelos estabelecimentos e obrigatoriedade de distanciamento mínimo para todos.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)