(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PELO TWITTER

Após denúncias, Zema se posiciona sobre vacinação de servidores da SES

Governador pediu que investigação interna sobre os fatos aconteça 'o mais rápido possível' e afirmou que não abre mão de 'transparência'


10/03/2021 21:59 - atualizado 11/03/2021 10:18

Romeu Zema foi ao Twitter cobrar investigação sobre denúncias de fura-filas na SES(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 14/12/2020)
Romeu Zema foi ao Twitter cobrar investigação sobre denúncias de fura-filas na SES (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 14/12/2020)

 

O governador Romeu Zema (Novo) usou sua conta do Twitter para se posicionar sobre as denúncias de irregularidades na vacinação de servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) na noite desta quarta (10/3). Ele pediu celeridade na apuração dos fatos a partir dos órgãos de controle interno.

 

 

 

"Desde as primeiras informações sobre a vacinação de servidores estaduais fora dos grupos prioritários, determinei a imediata abertura de investigação. Tudo deve ser esclarecido o mais rápido possível para prestação de contas e eventual punição de responsáveis", escreveu o governador.

 

Na sequência, ele digitou que "não abre mão" da "transparência e correção" em sua gestão.

 

Nessa segunda (8/3), o Estado de Minas noticiou em primeira mão denúncia de fontes da própria SES de que servidores da assessoria de comunicação da pasta foram imunizados fora da ordem de prioridade.

 

Como eles estão em regime misto de trabalho – revezando entre o presencial e o remoto, de acordo com as mesmas fontes – não fazem parte da prioridade de imunização, conforme memorando da própria Saúde estadual que a reportagem teve acesso.

 

As pessoas ouvidas alegam que há pressão por parte da pasta para que os servidores retomem o trabalho presencial.

 

“Funciona como um escambo: você vem trabalhar pra mim na Cidade Administrativa e eu te dou a vacina”, diz uma das fontes da SES.

 

Secretário sob pressão

Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (10/03), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, deu seu parecer sobre o fato.

 

Ele negou que servidores em home office foram vacinados. Também assumiu que tomou a vacina “para dar exemplo” à população.

 

Ainda assim, a Assembleia vai investigar o caso. O presidente da Casa, deputado estadual Agostinho Patrus (PV), chamou a vacinação dos servidores de “trem da alegria” e “escândalo nacional”. De acordo com a ALMG, 500 funcionários furaram a fila da imunização.

 

Ao mesmo tempo, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu investigação civil para apurar irregularidades na vacinação de servidores da SES.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)