(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

BH mantém drive-thru para vacinação de idosos esta semana

Prefeitura concluiu a segunda dose da Coronavac em 9 mil pessoas de 86 a 88 anos no sábado


07/03/2021 13:54 - atualizado 07/03/2021 14:44

Prefeitura vacina cerca de 9 mil idosos no sábado e mantém drive-thru na próxima semana(foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)
Prefeitura vacina cerca de 9 mil idosos no sábado e mantém drive-thru na próxima semana (foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)


Pelo menos 9 mil idosos foram vacinados contra a COVID-19 no sábado (06/03), em Belo Horizonte, aponta o balanço parcial divulgado pela prefeitura neste domingo (07/03). O dia foi voltado para a aplicação da segunda dose da Coronavac em pessoas de 86 a 88 anos que moram da capital.


A Secretaria Municipal de Saúde vai manter postos de drive-thru para vacinação dos idosos entre 85 e 80 anos residentes de Belo Horizonte ao longo da semana. Nos locais, eles serão vacinados com a primeira dose, conforme o cronograma escalonado por idade. Além disso, os 152 centros de saúde e os postos extras seguem com a vacinação até sexta-feira (12/03).

O horário para vacinação é das 7h30 às 15h30. O idoso precisa levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações.

A prefeitura espera vacinar, pelo menos, 42 mil pessoas na faixa etária de 80 a 85 anos.
 
Cronograma de vacinação
  • 85, 84 e 83 anos, segunda-feira, dia 8, até sexta-feira, dia 12.
  • 82 anos, terça-feira, dia 9, até sexta-feira, dia 12.
  • 81 anos, quarta-feira, dia 10, até sexta-feira, dia 12.
  • 80 anos, quinta-feira, dia 11, até sexta-feira, dia 12.

Pessoas com mobilidade reduzida ou acamados com idade entre 80 e 85 anos devem fazer o cadastro no portal da prefeitura para receber a vacina em casa.

Pontos de drive-thru
Dois dos postos usados no fim de semana vão seguir funcionando, no Cop/BHTrans e na UFMG, já a partir desta segunda-feira (08/03). O drive-thru do Corpo de Bombeiros, foi desativado, para substituí-lo, será instalado um ponto no Boulevard Shopping, a partir desta terça-feira (09/03). Estes locais farão atendimento exclusivo de idosos entre 85 e 80 anos, conforme o cronograma.


Idosos de 86 a 88 anos
A prefeitura manterá pelo menos um posto em cada regional para fazer a imunização das pessoas desse grupo que, por algum motivo, não puderam tomar a segunda dose neste sábado, dia 6. Para a segunda dose, o idoso precisa levar, além de identidade, CPF e comprovante de residência, o cartão de vacina que conste a 1ª dose.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)