(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

COVID-19: BH começa a vacinar idosos de 80 a 85 anos; confira as datas

Campanha vai até o próximo dia 12 com inclusão do formato drive-thru. Prefeitura espera vacinar pelo menos 42 mil pessoas


02/03/2021 18:30 - atualizado 02/03/2021 18:46

Campanha de vacinação deve ocorrer em 152 postos de saúde(foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)
Campanha de vacinação deve ocorrer em 152 postos de saúde (foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)

A vacinação avança mais uma casa na trilha da imunização em Belo Horizonte. A prefeitura anunciou nesta terça-feira (02/03) que amanhã (03/03) começa a vacinar idosos entre 80 e 85 anos. A campanha para essa faixa etária vai até o próximo dia 12 de março e há uma data específica para cada idade.

Idosos de 85 anos, que estão no topo da tabela de riscos, poderão se vacinar todos os dias até o fim do calendário. Os idosos de 84 começam a ser imunizados na quinta (04/03) e sexta-feira (05/03).

Não haverá vacinação no sábado e domingo. Na segunda-feira (08/03), pessoas com 83 anos vacinam e, no dia seguinte, é a vez dos idosos com 82 anos. Idosos com 81 garantem o imunizante na quarta-feira (10/03) e os de 80 anos podem se vacinar na quinta e sexta seguinte.

Confira o cronograma de vacinação em BH:

- 85 anos, quarta-feira (3) até sexta-feira (12), exceto sábado e domingo.
- 84 anos, quinta-feira (4) até sexta-feira (12), exceto sábado e domingo.
- 83 anos, segunda-feira (8) até sexta-feira (12).
- 82 a 85 anos, terça-feira (9) até sexta-feira (12).
- 81 a 85 anos, quarta-feira (10) até sexta-feira (12).
- 80 a 85 anos, quinta-feira (11) até sexta-feira (12).

A prefeitura espera vacinar pelo menos 42 mil pessoas nesta faixa etária. A vacinação será das 7h30 às 15h30 nos 152 centros de saúde da cidade. Segundo a PBH, também serão usados postos extras.

Ritmo lento

A campanha de vacinação em BH vai começar dois dias depois da chegada da nova remessa de imunizantes. Ontem, o Estado de Minas mostrou que a capital recebeu as 51.130 doses.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SEE-MG) informou que são 17.700 (D1 e D2) doses da CoronaVac e 33.430 doses da AstraZeneca.

O lote adicional de imunizantes chegou a BH na sexta-feira (26/2) mas só foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (1º/3). Segundo a SES-MG, o município fez a retirada das doses às 14h na Superintendência Regional de Saúde.

Idosos são afetados

Os idosos são os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, eles integram justamente o grupo que segue a passos lentos na vacinação.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SEE-MG), pessoas acima de 60 anos respondem por 81% das mortes causadas pela COVID-19 no estado.

A palavra final para definir as prioridades na imunização é de cada município e, como mostrou o EM em 22/2, em várias cidades há categorias profissionais longe da linha de frente do combate ao vírus que têm conseguido passar à frente dos idosos na fila pela vacina.

Consórcio para compra de vacinas

Ontem o prefeito Alexandre Kalil (PSD) participou de reunião com várias cidades brasileiras que vão formar um consórcio para compra de vacinas.

Após o encontro, ficou decidida a criação de uma pessoa jurídica para viabilizar a compra dos imunizantes. A expectativa é a obtenção de um CNPJ até o fim deste mês.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)