(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NA HORA CERTA

Poucos dias após anunciar estoque quase zerado, Uberaba recebe novas doses

SRS Triângulo Sul, que compreende a cidade e outros 26 municípios, divulgou tabela informando o número de doses que cada cidade receberá desta quarta remessa


26/02/2021 12:50 - atualizado 26/02/2021 14:05

Quarta remessa de doses da SRS Triângulo Sul chegou no final da manhã desta sexta-feira (26/2), no aeroporto de Uberlândia(foto: SRS Triângulo Sul/Divulgação)
Quarta remessa de doses da SRS Triângulo Sul chegou no final da manhã desta sexta-feira (26/2), no aeroporto de Uberlândia (foto: SRS Triângulo Sul/Divulgação)

 

Quatro dias depois de a Secretária de Saúde de Uberaba informar que o estoque da primeira dose de vacina contra a COVID-19 estava próximo de zerar, no final da manhã desta sexta-feira (26/2), foi enviada pelo estado, ao aeroporto de Uberlândia, uma quarta remessa de doses que foram repassadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS), que compreende 27 municípios do Triângulo Sul. 
 
 
A previsão é de que, a partir de segunda-feira, a SRS Triângulo Sul, com sede em Uberaba, faça a distribuição das doses para os municípios. 
 
Segundo informações do superintendente da Regional de Saúde, Mauricio Ferreira, as doses enviadas nessa remessa atenderão 100% da população de 85 a 89 anos, 24% das pessoas de 80 a 84 anos e 8% dos trabalhadores da saúde de cada uma das 27 cidades do Triângulo Sul.
 
Com relação à Uberaba, foram enviadas um total de 4.570 doses. A segunda cidade da região que mais recebeu novas doses foi Araxá, 1313. E em terceiro, Frutal, com 672 doses recebidas.
 
(foto: SRS Triângulo Sul/Divulgação)
(foto: SRS Triângulo Sul/Divulgação)
 

Foram aplicadas em Uberaba quase 15 mil doses da vacina

A Secretaria de Saúde de Uberaba informou, na noite de quinta-feira (25/2) que 11.594 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 2.968 pessoas foram imunizadas com a segunda dose, somando um total de 14.562 doses aplicadas no município.
 
A campanha de vacinação segue nesta sexta-feira (26/2), das 8h às 16h, com o drive-thru na Funel. O público que está sendo atendido é o de idosos acima de 87 anos, que ainda não foram imunizados, e pessoas previstas para tomar a segunda dose da vacina.
 
Também recebem a segunda dose, os idosos institucionalizados e as pessoas acima de 18 anos também institucionalizadas, com a equipe de vacinação fazendo a visita in loco.
 
“Já a vacinação dos idosos acamados segue acontecendo normalmente, com os idosos acima de 90 anos que fazem parte do Programa Saúde na Família e os que já ligaram nas Unidades Básicas de Saúde fazendo o registro.
 
Os familiares dos idosos acima de 87 anos, na condição de acamados que não fazem parte do Programa Saúde na Família, devem ligar nas UBSs para fazer o cadastramento”, diz nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba.
 
Seis fases

O Plano de Vacinação de Uberaba foi dividido em seis fases, de acordo com o grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, sendo que neste momento está na segunda fase (idosos acima de 90 anos, idosos acima de 80, idosos de 75 a 79, idosos de 65 a 69 e, por fim, os idosos de 60 a 64) 

Já na fase 3, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a COVID-19 será voltada para pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e com obesidade. 
 
Na fase 4, profissionais da educação e pessoas com deficiência permanente e severa. 
 
Na fase 5, profissionais das forças de segurança e na fase 6 serão vacinados os funcionários do sistema privado de liberdade e população privada de liberdade. As informações sobre o local e data de vacinação serão informadas pela Secretaria Municipal de Saúde. 
 
“Vale ressaltar que o cumprimento do plano de vacinação está condicionado à disponibilização de doses da vacina por parte do Governo Federal a Uberaba. Por isso, prioridades dentro dessas fases podem ser feitas. 
 
Além disso, o plano de vacinação pode sofrer alterações, de acordo com novas normativas publicadas pelo Ministério da Saúde ou por deliberação do Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à COVID-19”, informou nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)