(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Estoque para 1ª dose de vacina deve durar quatro dias em BH

No atual ritmo, ampliação de público-alvo exigiria novas remessas já na próxima semana. Imunizantes para 'reforço' estão garantidos


18/02/2021 06:00 - atualizado 19/02/2021 18:41

Vacinação de pessoas com idades entre 86 e 88 anos na capital começou no sábado: cidade administra média de 9.008 doses por dia desde janeiro (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Vacinação de pessoas com idades entre 86 e 88 anos na capital começou no sábado: cidade administra média de 9.008 doses por dia desde janeiro (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Para continuar avançando na campanha de imunização contra a COVID-19, a capital mineira precisaria receber novas remessas de vacinas no início da próxima semana. O estoque de imunizantes para aplicação de primeira dose do município deve durar, na melhor das hipóteses, mais quatro dias. Depois disso, sobrarão apenas as doses de reforço, reservadas a quem já recebeu a primeira aplicação. Os cálculos foram feitos com base em dados divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na tarde dessa quarta-feira (17/2).



Segundo o “vacinômetro” da PBH, a capital recebeu, até o momento, 242.220 doses de vacina, sendo 201.720 de CoronoVac, criada pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e 40.500 de Covishield, produto desenvolvido pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca, com parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ou seja: 100.680 primeiras doses de CoronaVac e 40.500 doses iniciais da Covishield. No caso da CoronaVac, a segunda dose deve ser aplicada num intervalo de duas a quatro semanas em relação à primeira, e, para isso, é necessário guardar estoques para completar o esquema vacinal.  Já a Covishield deve ser reforçada em um intervalo de dois a três meses, o que dá mais tempo para a chegada de novas remessas. 

Cerca de 73% do volume de primeiras doses (102.963) já foi utilizado. Restam, portanto, 38.217 doses nos postos municipais para oferta aos moradores de Belo Horizonte. O ritmo vacinal da capital mineira é de aproximadamente 9.008 administrações diárias, o que significa que os imunizantes para primeira dose se esgotarão em aproximadamente 4,24 dias. O cronograma prosseguirá depois disso, mas só com a complementação do esquema vacinal das pessoas incluídas nessa fase da imunização, até que novas remessas sejam entregues.

Garantia 

Procurada pela reportagem, a prefeitura reforçou que não haverá suspensão da campanha por falta de estoque em BH dentro dos grupos que já vêm sendo vacinados. 


A administração municipal explicou que “define os estratos etários dos idosos e grupos prioritários conforme o efetivo recebimento das vacinas, de forma a ter a garantia da segunda dose da CoronoVac e contemplar toda a população definida”.

Sobre o recebimento de novas remessas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda informações, que deverão ser repassadas para o município por meio da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde.  

“É fundamental que novas remessas de vacinas continuem chegando a Belo Horizonte para que os públicos imunizados sejam ampliados cada vez mais. Com isso será possível melhorar a situação epidemiológica e a pressão na assistência no município”, diz a nota enviada à reportagem.

A distribuição dos imunizantes é feita pelo ministério aos estados e por esses aos municípios, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). Também a ordem de prioridade segue os critérios do PNI. 

Atualmente, estão sendo vacinados em BH idosos e deficientes institucionalizados, pessoas com 86 anos que não estão nessa condição, e parte dos profissionais da saúde.

Previsão 

 

Em tom otimista, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse, em 11 de janeiro que Minas, responsável pelo repasse das vacinas a BH, deve receber novos carregamentos do governo federal ainda em fevereiro. 

O dirigente conta com o volume de 13,9 milhões de unidades prometido recentemente pelo Ministério da Saúde, composto dos seguintes produtos: 5,3 milhões de frascos de Covishield, obtidos por meio do consórcio Covax Facility e 8,6 milhões de ampolas de CoronaVac, produção já iniciada pelo Butantan.

Segundo o critério de distribuição proporcional adotado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), o estado teria direito a cerca de 20% desse montante. Ou seja: 2,78 milhões de doses. Desse total, caberia a Belo Horizonte em torno de 556 mil doses (20%).

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)