(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO EM MINAS

Governo conclui entrega das vacinas para todas as regionais de Minas

Aeronaves e caminhões fizeram o transporte das mais de 577 mil doses para 28 superintendências de saúde do estado


19/01/2021 20:32 - atualizado 19/01/2021 20:44

Aeronaves do estado levaram 57% das doses da CoronaVac que chegaram em Minas(foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Aeronaves do estado levaram 57% das doses da CoronaVac que chegaram em Minas (foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Menos de 24 horas depois da chegada das 577.680 doses da CoronaVac em Minas Gerais, os imunizantes já estão nas 28 Superintendências Regionais de Saúde do estado. Às 16h desta terça-feira (19/01), o governo concluiu a entrega de 100% das doses contra a COVID-19, que foram transportadas em aeronaves e caminhões.

De acordo com o governo de Minas, 57% das doses foram transportadas por cinco aviões e três helicópteros da frota do estado. Outras 43% foram levadas por caminhões para as regionais de Divinópolis, Sete Lagoas e Belo Horizonte. A capital mineira ficou com mais de 128 mil imunizantes.
 
Os voos decolaram do Aeroporto da Pampulha com intervalos inferiores a 30 minutos. Foram 30 horas de voo com destino a 25 municípios-sede. As doses foram conservadas em caixas de isopor climatizada e com temperatura monitorada. Cada recipiente comportava de 1.500 a 2.000 doses da CoronaVac.

A operação teve a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e do Gabinete Militar do Governador.

A primeira fase de prioridades contempla pessoas com 60 anos ou mais em instituições de longa permanência – bem como pessoas com deficiência –, população indígena que vive em terras demarcadas e 34% dos trabalhadores da Saúde. A maior fatia das doses, de acordo com o Ministério da Saúde, vai para os colaboradores da linha de frente do combate à COVID-19 nas unidades hospitalares, com 227.472 imunizantes, o que equivale a 82,69% das doses recebidas pelo estado.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)