(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INSUFICIENTE

COVID-19: Em Neves, só 40% dos profissionais de saúde serão vacinados

Cidade da Grande BH esperava receber 20 mil doses, mas pouco mais de 1,1 mil chegaram ao município na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde


19/01/2021 18:06 - atualizado 19/01/2021 18:30

O prefeito Junynho Martins acompanhou a vacinação de Sulamita e Igor, funcionários da saúde(foto: Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves/Divulgação)
O prefeito Junynho Martins acompanhou a vacinação de Sulamita e Igor, funcionários da saúde (foto: Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves/Divulgação)
Ribeirão das Neves, na Grande BH, recebeu menos doses da CoronaVac do que era esperado para cobrir o público-alvo da primeira etapa de imunização. Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Augusto, chegaram nesta terça-feira (19/01) à cidade apenas 1.144 doses, o que permitirá imunizar apenas 40% dos profissionais de saúde da parte assistencial, que estão diretamente ligados ao tratamento de pacientes com COVID-19.

“Nossa expectativa era receber 20 mil doses, mas o Ministério da Saúde só encaminhou essas. A gente tem um plano de contingência muito maior, preparado para esse quantitativo maior. Mas, neste momento, iremos vacinar apenas os profissionais no Hospital São Judas Tadeu e nas UPAs Justinópolis e Centro”, explicou o secretário.

Em um ato para marcar o início da vacinação, dois profissionais de saúde receberam a primeira dose do imunizante nesta terça. A técnica de enfermagem Sulamita Oliveira da Silva, de 39 anos, e o enfermeiro Igor Sidrach de Miranda Vieira, de 41, foram os escolhidos.

Os demais funcionários da saúde selecionados devem começar a ser vacinados na quinta-feira (21). Segundo o secretário, as pouco mais de 1,1 mil doses deverão ser aplicadas em dois dias.

Sobre o envio de nova remessa de doses, Rodrigo Augusto afirmou que a Secretaria Estadual de Saúde sinalizou apenas a respeito do repasse do mesmo quantitativo para aplicar a segunda dose para quem será imunizado nesta semana.

Novo decreto

Nesta terça-feira começou a valer novo decreto que libera o funcionamento do comércio de maneira escalonada. Agências bancárias, cooperativas de crédito, lotéricas e supermercados irão atender clientes de acordo com o final do número de seus CPFs.

Aqueles que tiverem o documento terminando em 1, 2, 3, 4 e 5 poderão ser atendidos às segundas e quartas. Quem tiver o CPF com finais 6, 7, 8, 9 e 0 poderá ser atendido às terças e quintas. Já nas sextas e sábados o atendimento é liberado para qualquer pessoa. 

Outras atividades comerciais terão funcionamento atrelado ao dia do mês, podendo algumas abrir nos dias pares e outras nos dias ímpares. Livrarias, clínicas de estética, agências de viagem, concessionárias, academias de pilates, salões de beleza, lojas de vestuário, barbearias e floriculturas só poderão funcionar nos dias pares.

Já lojas de material de construção, antiquários, lojas de informática, de eletrodomésticos, tecidos, academias de ginástica, clubes, lojas de departamento, de design e decoração, autoescolas, entre outras, estão autorizadas a abrir apenas nos dias ímpares.

COVID-19 em Ribeirão das Neves

De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, divulgado nessa segunda-feira (18), Ribeirão das Neves tem 6.748 casos confirmados de COVID-19, 194 óbitos em decorrência da doença e 392 casos positivos em detentos.

Além disso, há quase 20 mil casos suspeitos na cidade e 717 em acompanhamento pelos profissionais de saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)