(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Contagem inicia vacinação de 5,4 mil pessoas nesta quarta

Doses chegaram à cidade no fim da manhã de terça-feira, e imunização será realizada em 55 salas a profissionais de saúde e idosos em asilos


19/01/2021 14:46 - atualizado 19/01/2021 15:52

A prefeita Marília Campos recebeu as mais de 5 mil doses da CoronaVac que chegaram a Contagem na manhã desta terça(foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação)
A prefeita Marília Campos recebeu as mais de 5 mil doses da CoronaVac que chegaram a Contagem na manhã desta terça (foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação)
Contagem, na Grande BH, recebeu no fim da manhã desta terça-feira (19/01), 5.461 doses da CoronaVac para imunizar profissionais de saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência. A prefeitura avisou que a vacinação começará nesta quarta-feira (20) em 55 salas espalhadas por todo o município. Disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde possui 300 mil seringas e agulhas, que foram fornecidas pelo governo do estado.

Às 16h, um ato será realizado no Hospital Municipal de Contagem para marcar o início da campanha. Tanto no hospital municipal quanto no Hospital de Campanha Santa Helena haverá unidades volantes para garantir a imunização dos profissionais de saúde.

A cidade conta hoje com 4.815 profissionais de saúde, sendo que 1 mil atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus. O município possui ainda 62 mil idosos, sendo que 750 deles vivem em abrigos e asilos.

Segunda dose


Segundo a prefeitura, a cidade irá utilizar esse lote de vacinas para imunizar, em primeira dose, 5.461 pessoas e aguardará o envio de uma segunda remessa desse mesmo porte para garantir a aplicação da segunda dose.

Contagem tem cerca de 600 mil habitantes e, segundo o último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (18), já tinha confirmados 15.923 casos de COVID-19, com 577 óbitos confirmados em decorrência da doença.

A taxa de transmissão se encontra em 1, o que significa que uma pessoa contaminada pode passar o vírus para mais outra. A taxa de ocupação dos leitos de UTI próprios para o novo coronavírus está em 79% e de leitos de enfermaria, em 90%.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)