(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM BH

COVID-19: PBH conta com 2 milhões de seringas para iniciar vacinação

De acordo com o Executivo municipal, quantidade é suficiente para atender as primeiras fases da campanha de imunização contra o coronavírus


15/01/2021 22:50

Estoque da prefeitura já conta com 2 milhões de seringas para iniciar vacinação em BH(foto: Adão de Souza/PBH)
Estoque da prefeitura já conta com 2 milhões de seringas para iniciar vacinação em BH (foto: Adão de Souza/PBH)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou, nesta sexta-feira (15/01), que possui 2 milhões de seringas para iniciar a campanha de vacinação contra a COVID-19 na capital mineira. A quantidade, de acordo com o Executivo municipal, é suficiente para atender as primeiras fases de imunização.

Mesmo com número suficiente para iniciar a campanha de vacinação em Belo Horizonte, a prefeitura aguarda novas entregas de seringas, que já estão previstas para acontecer. De acordo com o Executivo municipal, a capital mineira está pronta para colocar em prática o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, esperando, apenas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar um imunizante, além da entrega das doses por parte do Ministério da Saúde.

Leia mais: COVID-19: Belo Horizonte registra 36 novas mortes em 24 horas

“A população de Belo Horizonte pode ter a certeza que toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte vem trabalhando diuturnamente para garantir uma vacinação segura em todo o processo: profissionais capacitados, insumos em quantidade e conforme indicações técnicas e a preocupação de disponibilizar toda a rede para facilitar o acesso e evitar aglomerações. As seringas, agulhas e demais materiais necessários já estão disponíveis, aguardando o efetivo recebimento das vacinas”, disse o subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta.

A infraestrutura da capital mineira para imunizar a população também já está pronta, com as salas de vacinas dos 152 Centros de Saúde e parcerias com instituições públicas e filantrópicas. De acordo com a PBH, um monitoramento diário do consumo de insumos para atender as demandas decorrentes de COVID-19 é realizado e acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Fazemos um apelo para que as medidas de redução do risco de transmissão sejam mantidas: evitar aglomerações, higienização das mãos e uso de máscaras", concluiu Pimenta.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)